Quais so os trs tipos de razes? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Raiz Axial ou Pivotante. Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias, como na ilustração abaixo: ...
Raiz Ramificada. ...
Raiz Fasciculada. ...
Raiz Tuberosa. ...
Raiz Estranguladora. ...
Raiz Grampiforme ou Aderente.
Qual é a raiz respiratória?
Raízes respiratórias São raízes que crescem em direção à superfície e fornecem oxigênio as partes submersas. Apresentam orifícios chamados pnemátodos em toda a sua expansão. Estas raízes atingem até o nível das marés mais altas. É comum encontrarmos esse tipo de raiz em manguezais.
O que são as raízes adventícias?
Denominam-se raízes adventícias todas aquelas que, secundariamente, nascem nos caules ou nas folhas de qualquer vegetal, independentemente da raiz primária do embrião. ... Algumas espécies apresentam facilidade no enraizamento adventício, dispensando a aplicação de auxinas.
O que são raízes Estrangulantes?
- Raiz estranguladora: Essas raízes também são parasitas, mas, diferentemente dos haustórios, não há a penetração para a retira da seiva, ocorrendo apenas o estrangulamento da espécie hospedeira. A planta morre, pois é incapaz de crescer devido às raízes estrangulantes que envolvem seu tronco.
O que são raízes adventícias e onde ocorrem?
RAÍZES COM ORIGEM NÃO EMBRIONÁRIA: ADVENTÍCIAS Essa designação é atribuída às raízes com origem a partir do caule, de folhas ou de qual- quer outra parte do vegetal, que não seja a raiz primária ou suas ramificações. Do conjunto de raízes adventícias surge o sistema radicular fasciculado (figura 10).
Qual é a estrutura da raiz?
Os tecidos que compõem a estrutura primária da raiz são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o córtex, que é o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema.
Quais são os tipos de raízes e suas respectivas funções?
A raiz de milho é um exemplo de raiz fasciculada. As raízes aéreas ficam em contato com o ar, fora do solo; em geral, além da fixação da planta em algum suporte hospedeiro, elas permitem trocas gasosas em solos pobres em oxigênio. Já as raízes aquáticas ficam mergulhadas na água.
O que são aa raízes sugadoras?
Raízes sugadoras As raízes sugadores ou haustórios ocorrem em plantas parasitas. Elas recebem esse nome porque penetram no tronco de outra planta para retirar a sua seiva. Exemplos: erva passarinho e cipó-chumbo.
O que é a zona Meristemática da raiz?
Região meristemática: região onde se encontra o meristema primário e onde as novas células da raiz são produzidas. Essa região, no ápice da raiz, é revestida pela coifa, que se assemelha a um dedal.
Quais são as raízes aquáticas?
Raiz aquática As raízes aquáticas são encontradas em plantas que vivem na água. Elas auxiliam na absorção de nutrientes. Exemplos: vitória-régia e aguapé.
Qual é a estrutura do caule?
A estrutura primária do caule se origina a partir de uma intensa atividade mitótica das células do meristema apical. Se examinarmos o corte transversal de um caule primário, teremos as seguintes camadas: epiderme, córtex e sistema vascular. A camada mais externa é a epiderme.
Qual é a estrutura da folha?
As folhas possuem três estruturas diferentes: Bainha - estrutura que liga a folha ao caule; Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e. Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.