crossorigin="anonymous">
Um dos maiores jogadores da história do Cruzeiro, o goleiro Fábio anunciou nesta quarta-feira que não seguirá no clube para 2022.
Hoje no Fluminense, Fábio é o jogador que mais vestiu a camisa do Cruzeiro na história - são 976 partidas. Com o time mineiro, o goleiro conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014), duas Copas do Brasil (2017 e 2018), além de sete Estaduais (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).
"Estamos trabalhando com muitos nomes. A nossa equipe está trabalhando dia e noite pensando o melhor para o clube e com certeza encontraremos o melhor para o Cruzeiro", finalizou.
No gol, o titular Rafael Cabral segue no time. Na defesa, os zagueiros Eduardo Brock e Lucas Oliveira também continuam na Toca da Raposa, além do único reforço oficializado pelo clube para 2023, o zagueiro Neris, de 30 anos.
Ao longo desta terça-feira (13), o clube divulgou a conta-gotas mais uma leva de jogadores dispensados. Apesar das baixas, a Raposa manteve a 'espinha dorsal' da equipe titular do técnico Paulo Pezzolano para 2023, ano que marca o retorno do Cruzeiro à Série A do Brasileiro após um longo calvário de três temporadas na Segunda Divisão.
“Nem na minha volta (para jogar contra o clube mineiro) tive contato, só com as pessoas direcionadas a conversar comigo. Como falei: abri mão de tudo, fiz tudo para permanecer, poder ajudar, falei o que tinha acontecido nos dois anos que o Cruzeiro ficou na Série B, falei que ia começar a temporada, mas depois que saí de lá nunca tive contato com o Ronaldo”, afirmou.
Fábio deixou o Cruzeiro em janeiro de 2022 após divergências com a diretoria da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que havia assumido a gestão do clube naquele mês, após a compra de 90% das ações pelo ex-atacante Ronaldo.
"Quero deixar claro que aceitaria a readequação ao novo teto salarial, mas essa nova administração também não me deu essa opção. Em nenhum momento da conversa me deram a opção de continuar. Não fico triste pela minha história e amor ao clube, pois sei que meu amor e respeito ao Cruzeiro Esporte Clube nunca se apagarão, mas fiquei triste porque me sinto pronto para trabalhar e ajudar ainda mais o Cruzeiro. Lutei, insisti e tentei, infelizmente em vão", prosseguiu.
crossorigin="anonymous">
Ídolo do Cruzeiro, Fábio voltou a se manifestar sobre a saída conturbada do clube. Em entrevista à Placar, publicada nesta quarta-feira (16), o goleiro, hoje no Fluminense, avaliou que faltou ‘hombridade’ e ‘transparência’ aos dirigentes da Raposa.
Em abril deste ano, ao programa Boleiragem, da Globo, Ronaldo garantiu que fez uma oferta para permanência de Fábio no Cruzeiro. Contudo, o camisa 1 teria recusado.
Na sequência, reiterou que aceitaria a redução salarial, mas que lhe "disseram que qualquer outro cenário estaria inviabilizado" a não ser uma despedida após o Campeonato Mineiro.
"Todo esforço que a gente podia ter feito para manter o Fábio e oferecer a ele um período para ele se despedir da torcida, despedir da casa que foi sua, foi feito. Uma pena que não chegamos a esse acordo. O Cruzeiro é maior do que qualquer atleta, qualquer nome. O Cruzeiro tem que ser sempre o protagonista. E na nossa gestão o que entendemos é que o Cruzeiro tem que gastar somente aquilo que arrecada. Infelizmente o cenário hoje é bem complicado, com receitas dos próximos dois anos antecipadas e já gastas", completou.
Como o processo de reformulação do Cruzeiro será grande mais uma vez, com muitas saídas de jogadores, o clube precisará investir em todos os setores. Até mesmo no gol, onde Fábio reina absoluto, o clube investiu na contratação de outro experiente atleta da posição: Jailson, ex- Palmeiras. A linha defensiva sofreu muitas perdas e já teve uma atenção especial.
"Sei o que passo em cada jogo, em cada volta para casa, em cada lágrima de dor ao ver nossa luta em voltar para a Série A. Não me deram nem a opção de receber dentro do teto e, muito menos, de ajudar o clube no Campeonato Brasileiro. A SAF Cruzeiro quer encerrar minha carreira imediatamente, mesmo estando em plenas condições físicas e técnicas para continuar jogando em alto nível e ajudando o Cruzeiro. Somente Deus pode determinar nosso tempo".
Sidnei, 32, é o outro zagueiro para a próxima temporada. O jogador estava na Betis, da Espanha, e atuou por 13 anos na Europa. Ele chega ao Cruzeiro após ficar livre no mercado.