Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.
O que são hidrocarbonetos?
Os hidrocarbonetos, como o próprio nome indica, são compostos formados somente por átomos dos elementos carbono e hidrogênio, sendo que a sua fórmula geral é dada por CXHY. Os hidrocarbonetos podem se subdividir em: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cíclicos e aromáticos.
Eles são conhecidos assim porque os carbonos estão saturados de ligações simples. Nos alcanos, todos os carbonos têm hibridização sp³, e por isso, geometria tetraédrica. Sua fórmula geral é CnH2n+2. Os alcanos também são conhecidos como parafinas, pois a parafina é uma mistura de alcanos de longas cadeias carbônicas.
etino
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).
Os alcanos são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, de cadeia aberta e com somente ligações simples entre seus carbonos.
Os alcadienos, também chamados de dienos, referem-se a um grupo de hidrocarbonetos que possui cadeia alifática e duas ligações duplas entre carbonos. Os alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos (formados somente por átomos de hidrogênio e carbono) de cadeia aberta que possuem duas duplas ligações entre carbonos.
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
A fórmula molecular de um cicloalcano com oito átomos de carbono é: C8H. C8H. C8H.
Assim, seu nome, em ordem alfabética, é 1-etil-3-metil-ciclopentano. Se o ciclano apresenta mais de um radical no mesmo carbono, esse carbono receberá obrigatoriamente o número 1. Depois, basta seguir a numeração de forma a dar o menor número possível ao carbono dos outros radicais.
Os ciclenos são encontrados no carvão, petróleo, bicombustíveis, plásticos, gás natural, ceras, solventes e óleos. Eles são obtidos por meio do petróleo e derivados, e também estão presentes na composição do nylon.
O nome dos cicloalcanos segue a regra: Nomenclatura: CICLO + prefixo do número de carbonos no ciclo + AN + O.
É possível distinguir o 1,1-dimetilciclobutano, C6H12, do cicloexano, porque somente o primeiro: a) É combustível.