Doenças mitocondriais são doenças genéticas e hereditárias caracterizadas pela deficiência ou diminuição da atividade das mitocôndrias, não havendo produção suficiente de energia na célula, o que pode resultar na morte das células e, a longo prazo, falência do órgão.
Os tratamentos vão desde o tratamento dos sintomas muito específicos tratamentos de segmentação. A terapia medicamentosa, fisioterapia, a cirurgia, massagens, e até mesmo acupuntura são os tratamentos atuais para uma variedade de miopatias. O tratamento é sintomático da miotonia e fisioterapia.
O diagnóstico do subtipo exato da miopatia inflamatória baseia-se na combinação de história clínica, tempo de progressão da doença, padrão de envolvimento muscular, níveis de enzima muscular, achados eletromiográficos, biópsia muscular, e para algumas condições a presença de certos autoanticorpos.
As organelas celulares são estruturas encontradas no citoplasma das células....Organelas celulares.
As mitocôndrias são organelas consideradas semiautônomas, pois conseguem produzir algumas de suas proteínas. No interior dessa organela, na matriz, encontram-se proteínas, DNA, RNA e ribossomos (menores que os do restante da célula), além de outras substâncias.
A apresentação clínica das mitocondriopatias é muito diversa e pode se manifestar simplesmente como uma intolerância ao exercício e até como doenças multissistêmicas (Tabela 1)....Tabela 1: Principais manifestações clínicas das mitocondriopatias.
A síndrome de Kearns-Sayre (SKS) é uma rara condição médica. Trata-se de uma citopatia mitocondrial que costuma cursar com oftalmoplegia externa progressiva, retinopatia pigmentar e bloqueio de condução cardíaca.
Doença ou disfunção mitocondrial é um problema de produção de energia. Quase todas as células do corpo têm uma ou mais mitocôndrias, pequenas "usinas" que produzem a energia essencial para o corpo.
Resposta. As organelas com DNA que são frutos do processo de endossimbiose há milhões de anos atrás são as mitocôndrias e os cloroplastos. As mitocôndrias são encontradas nas células eucarióticas em geral. E os cloroplastos são encontrados nas células eucarióticas vegetais.
Nas células eucarióticas existem duas organelas que possuem DNA próprio, sendo estas as mitocôndrias e os cloroplastos. Tanto nas mitocôndrias quanto nos cloroplastos, o DNA se mostra organizado de maneira muito semelhante ao conteúdo genético dos organismos procariontes (estudaremos o DNA procarionte no módulo V).