Confira algumas dicas para renegociar sua dívida na faculdade
Inadimplência não impede transferência de universitária Estudantes inadimplentes têm o direito de receber da instituição de ensino superior os documentos necessários para que possa efetuar a transferência e continuar o curso em outra instituição.
A presença na colação de grau é obrigatória. Sem ela, o diploma não pode ser emitido. Dessa forma, é necessário enviar alguém em seu nome, por procuração, para te representar na cerimônia - podendo ser, inclusive, um colega de sala que vá comparecer, ou qualquer outra pessoa que seja maior de idade.
A colação de grau é uma cerimônia realizada no último ano de faculdade com o intuito de conceder o grau acadêmico ao estudante concluinte. Dessa forma, o formando passa a ser tratado pelo título de bacharel(a) ou licenciado(a).
A Colação de Grau Especial é oferecida aos formandos que, por motivos diversos não compareceram à cerimônia de Colação Regular (Oficial) e precisam solicitar os documentos finais de conclusão do curso.
Não Existe Colação de Grau, estando o Aluno Com DP ou PRA, Reservando-se o Direito apenas se o Aluno CONCLUIU todo o conteúdo programático, com exito ou aproveitamento de no minimo 60% (70% dependendo da Faculdade) em TODAS as Disciplinas.
60 dias
O prazo máximo determinado pelo MEC foi de até 60 dias para a emissão e o registro dos diplomas, pelas Instituições de Ensino. Contudo, não há uma lei que determine um prazo máximo para entrega do diploma, por isso, cada instituição estabelece seu próprio prazo.
Antecipação da colação de grau: passo a passo
Para antecipar a colação de grau, os alunos precisam ter cumprido 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado. O internato médico é o período de dois anos de estágio curricular obrigatório para os estudantes de medicina.
Colação de Grau Especial Após Cerimônia Pode ser solicitada a partir do primeiro dia após a cerimônia oficial da turma. Não necessita de justificativa ou documento comprobatório do motivo da ausência. (Fonte: Resolução CEPEC nº1401, Artigo 15°, redação livre).
A abreviação de curso superior para tomar posse em cargo público funciona da seguinte maneira: primeiro, o candidato deve pedir à faculdade, por escrito, que seja constituída uma banca especial para avaliá-lo para fins de abreviação de curso.