Áreas de estudo da Antropologia
A antropologia é o estudo dos humanos e da maneira como vivem. A sociologia estuda as maneiras como grupos de pessoas interagem entre si e como seu comportamento é influenciado por estruturas sociais, categorias (raiva, gênero, sexualidade) e instituições.
A antropologia tem duas divisões principais: física e humana. Os antropólogos físicos estudam as características físicas dos humanos; os antropólogos culturais examinam as culturas humanas. Os dois tipos de antropologia podem incluir o estudo dos humanos pré-históricos, antigos e modernos.
A história da Antropologia no Brasil foi dividida em três fases: 1) Os pioneiros, 2) Período formativo, e 3) Fase contemporânea.
A antropologia surgiu como ciência no início do século XX, com a sistematização dos estudos sobre culturas consideradas “exóticas”. No Brasil, a antropologia se desenvolveu através dos estudos de pesquisadores europeus sobre as sociedades indígenas no território brasileiro.
Conceito de antropologia A antropologia é, ao traduzirmos a palavra ao pé da letra, o estudo do ser humano em seu aspecto mais amplo. Antropologia estuda as constituições do ser humano em suas origens e de maneira irrestrita. A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é.
A Antropologia tem em seu campo de estudo a observação e compreensão dos seres humanos e sociedadescomo um todo, porém tomando como um dos seus elementos principais a cultura e a análise e desenvolvimento do conceito de alteridade.
A antropologia e a sociologia, dentre as ciências sociais, definiram de forma bastante satisfatória seus objetos de estudo, seus objetivos e métodos. ... A antropologia, por sua vez, desenvolvia um método mais empirista e qualitativo, voltado para a descoberta das particularidades das sociedades que estudava.
tanto a antropologia quanto a sociologia lidam com o estudo do homem, seu comportamento, cultura, e as interações com a sociedade. Os antropólogos concentram-se em tribos e culturas dos povos colonizados; sociólogos trabalham sociedades urbanas.