EQST

O Que O Serviço Social De Caso Grupo E Comunidade?

O que é o Serviço Social de caso grupo e comunidade?

Serviço Social de Caso Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade e família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional. ... Participa e organiza grupos para a participação no processo social.

Como se comportar em uma entrevista com assistente social do INSS?

No dia da entrevista tem que levar o estudo social feito pelo assistente social e os comprovantes de todas as despesas que a família teve com o idoso ou incapaz. Quem tiver que comprovar a incapacidade não pode esquecer o laudo médico. Caso o INSS não aceite o processo, o interessado pode reclamar na Justiça.

Como é feita a avaliação social do INSS?

A qualquer momento, o INSS pode determinar uma avaliação social na casa de quem recebe o benefício. A avaliação é feita pelo assistente social designado, que fará um estudo completo sobre as condições em que a pessoa vive, elaborando um relatório instruído com comprovantes e imagens.

Como falar com a assistente social do INSS?

Por ser considerando um serviço de utilidade pública, a ligação efetuada a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Como é o trabalho do assistente social no INSS?

O serviço social no INSS tem como objetivo auxiliar segurados da previdência social e seus dependentes a solucionar entraves e dificuldades de acesso a seus direitos. Busca também informar o segurado ou dependente de seus direitos e obrigações e, na medida do possível, ampará-lo em situações de vulnerabilidade social.

O que é socialização de informações do INSS?

Alessandra – A Socialização das Informações Previdenciárias e Assistenciais consiste em um processo democrático e pedagógico que se desenvolve entre o/a assistente social e os/as usuários/as da Previdência Social.

Como devo me apresentar na perícia do INSS?

Não deixe para falar da sua doença principal apenas no final do exame, pois poderá não dar mais tempo e é bem provável que o perito já não estará mais prestando tanta atenção aos seus relatos. Sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade.

O que falar para o perito do INSS?

Atestados e laudos médicos que descrevam a condição de saúde do segurado, com diagnóstico e tratamentos; Exames, de sangue ou de imagem; Receitas médicas; Carta da empresa declarando o último dia de trabalho do segurado (quando se trata de profissionais empregados).

O que o médico perito do INSS pergunta?

Em ambos os casos o perito do INSS avaliará as condições físicas ou mentais do profissional para exercer as suas atividades laborais. Sendo assim ele fará testes clínicos e observará, também, outros exames e documentos anteriores e atuais que comprovem os danos à saúde.

Como funciona uma perícia médica?

Como funciona a perícia médica do INSS Quando o segurado passa por uma perícia médica do INSS, nela será atestado a saúde do segurado, é feito exames clínicos, além da documentação sobre a doença ou acidente.

Como se comportar numa perícia médica judicial?

Seja educado com o perito. Trate-o bem mesmo que a recíproca não seja verdadeira. No caso de conflito deixe que seu médico assistente técnico fale no seu lugar. Explique seus problemas com suas palavras.

Como passar na perícia quem tem esquizofrenia?

Para a pessoa que sofre de esquizofrenia também existe a possibilidade do prazo mínimo não ser exigido. Para ser concedido no auxílio-doença é preciso que o segurado agende uma perícia médica no INSS e leve o laudo médico de seu estado de saúde para ser examinado por um médico perito da Previdência.

Quem tem esquizofrenia tem direito ao BPC?

A esquizofrenia é considerada deficiência mental, para fins de concessão do BPC, por tratar-se de “uma doença com piora das funções mentais que interfere na capacidade de discernimento em relação aos fatos habituais da vida ou contato adequado com a realidade” (Kaplan HI, Sadock BJ, Grebb JA. Compêndio de Psiquiatria.

Como lidar com filho esquizofrênico?

As dicas abaixo ajudam no sentido de lidar com ela da melhor maneira possível:

  1. Informe-se sobre a esquizofrenia. ...
  2. Tenha em mente os sintomas da doença. ...
  3. Intervenha antes que a crise esteja completa. ...
  4. Procure ajuda e informações com pessoas experientes no assunto. ...
  5. Apoie o paciente e se livre de qualquer preconceito.

Quanto tempo de vida tem um esquizofrênico?

A doença atinge um milhão de brasileiros, mas não afeta apenas a qualidade de vida dos pacientes: toda a família precisa lidar com os sintomas da enfermidade. É a mais cara entre as doenças mentais custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, em média, reduz em 15 anos a expectativa de vida do esquizofrênico.

O que uma pessoa com esquizofrenia pode fazer?

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que muda o modo como a pessoa pensa, sente e se comporta socialmente. Ou seja, essa desestruturação psíquica tem sintomas como alucinações, delírios, dificuldades no raciocínio e alterações no comportamento como indiferença afetiva e isolamento social.

Como age uma pessoa com esquizofrenia?

Trata-se de um transtorno mental crônico e grave que afeta o modo como uma pessoa pensa, sente e se comporta. Provoca alterações no comportamento, indiferença afetiva, pensamentos confusos e dificuldades para se relacionar com pessoas. Pessoas com esquizofrenia podem parecer que perderam o contato com a realidade.

Como é a crise de uma pessoa que tem esquizofrênico?

A doença deve ser acompanhada e tratada rapidamente porque pode provocar crises psicóticas. “Os surtos mais comuns dos pacientes com esquizofrenia são caracterizados por agitação psicomotora, comportamento desorganizado e alterações de sensopercepção, como alucinações e delírios”, afirma a psiquiatra Cristiane Lopes.