EQST

Quais So Os Saberes Docentes De Acordo Com Tardif?

Quais são os saberes docentes de acordo com Tardif?

Segundo Tardif (2002) os saberes dos professores são um conjunto de saberes provenientes de fontes variadas (dos livros didáticos, dos programas escolares, dos conteúdos a serem ensinados, da experiência) os quais o autor apresenta em quatro categorias: saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais ...

O que são os saberes docentes?

Segundo a autora, são três os saberes necessários ao exercício da docência, isto é: 1) saberes da experiência, que dizem do modo como nos apropriamos do ser professor em nossa vida; 2) saberes da área do conhecimento, conhecimentos específicos, conhecimentos científicos, pois ninguém ensina o que não sabe e; 3) saberes ...

Como Tardif caracteriza o saber docente?

Para Tardif (2006), o saber profissional encerra também aspectos psicológicos e psicossociológicos, pois exige do professor um conhecimento sobre si mesmo e um reconhecimento por parte dos outros. O saber do professor é um saber experiencial, pois é prático e complexo.

Quais são os saberes?

Por conseguinte, o autor identifica cinco categorias de 'saberes': o saber atitudinal, o saber crítico-contextual, os saberes específicos, o saber pedagógico e o saber didático- curricular, entendendo que são esses os saberes que todo educador deve dominar e que, portanto, devem integrar o seu processo de formação.

Como você define saberes?

substantivo masculino plural Conhecimentos; a reunião do que expressa sabedoria, sapiência; conjunto de conhecimentos sobre algo ou alguém: saberes científicos. ... substantivo deverbal Ação de saber, de conhecer, de estar informado sobre: site de busca para saberes o que se passa na internet.

O que são saberes da experiência?

Saberes da Experiência: Referem-se aqueles saberes que são adquiridos no exercício da profissão. Costuma-se dizer que são os saberes do 'chão de giz', ou seja, os professores adquirem no dia a dia na sala de aula, em contato direto com o ensino, com os alunos e com as atividades da profissão.

O que é saberes e técnicas?

O objetivo deste estudo foi analisar as técnicas, saberes e práticas tidas como psicológicas no Rio de Janeiro da Primeira República (1889-1930). ... Assim, verificou-se que a designação de dado saber, prática ou técnica configurada como "Psicologia" não foi sempre configurada em áreas de aplicação independentes.

O que são os saberes experienciais?

Os saberes experienciais assumem uma posição de destaque por serem mobilizados, elaborados e legitimados no exercício cotidiano da profissão e possibilitar uma avaliação dos saberes oriundos da formação e uma autoavaliação da própria prática docente. ... Prática pedagógica.

Como Tardif 2001 caracteriza o saber docente?

35). Tardif (2010) afirma que o saber do professor deve ser entendido a partir da relação que mantém com o trabalho escolar e o ambiente da sala de aula. A partir das relações mediadas pelo trabalho, o professor constrói seus princípios norteadores para o enfrentamento as situações cotidianas da atividade docente.

Quais as técnicas e saberes do povo tupi?

Os tupis praticavam a agricultura, da mandioca, planta que foi descoberta e domesticada por eles. Para complementar sua dieta caçavam, pescavam e coletavam produtos da floresta. parecido de viver e falavam línguas semelhantes, o que facilitava a comunicação entre eles ao longo da costa.

Quais eram os saberes e técnicas dos maias?

Para melhorar as condições de cultivo e favorecer a produção do excedente o povo maia desenvolveu algumas técnicas agrícolas como a irrigação dos pântanos, os terraços, etc. Cultivavam também o algodão, o tomate, o cacau, a batata e algumas frutas. Além disso tinham criação de Peru e abelhas.

Quais os saberes dos maias?

Saberes e técnicas

  • Medicina.
  • Matemática e astronomia.
  • Escrita.
  • Arte e arquitetura.

Qual o tipo de pintura feita pelos Maias?

É notório o estilo naturalista expresso nas esculturas maias, posto que produziam diversas figuras humanas bem como aquelas relacionadas aos símbolos religiosos. A arte escultórica maia tinha a finalidade de embelezar os locais, de forma que adornava os templos e os palácios.

Qual foi o legado deixado pela civilização maia?

Mas, além disso, os maias fizeram contribuições muito significativas para a arquitetura, a matemática, a topografia, a arte têxtil, a cozina, que o projetaram através dos séculos para a atual cultura da América Central, que abarca parte do México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador.

Qual foi o legado deixado pelos incas?

Os Incas construíram um sistema notável de estradas. Uma grande via com 3600 km corria ao longo da costa enquanto que outra idêntica atravessava o interior. Esta rede de estradas, com pontes em suspensão sobre os abismos e túneis escavados na rocha, ajudou fortemente os espanhóis na conquista.

Qual foi o legado deixado pelos astecas?

Resposta. O legado asteca é a raiz da cultura mexicana... Muitos agricultores astecas conheciam o alqueive (isto é, prática de deixar terras agrícolas em repouso em certos períodos para recuperar sua força produtiva) e a irrigação; cultivavam jardins flutuantes e faziam á divisão periódica das terras.

O que aconteceu com a civilização maia?

Decadência dos maias A civilização maia viveu seu auge durante o período entre 250 d.C. e 900 d.C. Após esse período, os historiadores apontam que foi iniciada a decadência que levou ao desaparecimento deles. Esse período de declínio é conhecido como Período Pós-Clássico.

Como a civilização maia foi extinta?

Uma lição do passado que serve de lição para nosso presente: uma pesquisa divulgada no periódico científico Science afirma que a civilização maia foi extinta após ser castigada por uma longa temporada de seca que desestruturou as relações econômicas e sociais daquele povo.

O que causou o declínio da civilização maia?

Mas a natureza desse declínio levou alguns pesquisadores a suspeitar que a civilização maia possa ter sido vítima de uma catástrofe - capaz de derrubar cidade após cidade em seu caminho. ... A maior parte das grandes cidades maias "caiu" entre 850 e 925 d.C., algo que coincidiu com quase um século de seca.

Qual o motivo do desaparecimento dos incas?

Os incas, assim como havia acontecido com os astecas, tiveram sua decadência precipitada com a chegada dos espanhóis. Quando os espanhóis chegaram às terras dos incas, encontraram o império dividido entre os dois filhos de Huayna Capac, o último Sapa Inca, que havia morrido por volta de 1525 ou 1527.

Quais foram os motivos que levaram ao fim da civilização asteca?

O Império Asteca desapareceu depois que a região foi conquistada pelos espanhóis em 1521. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os astecas eram herdeiros dos povos mexicas que migraram e estabeleceram-se no Vale do México por volta de 1325, quando fundaram a cidade de Tenochtitlán.

Quem derrubou o Império Asteca?

Causada por uma variedade da bactéria salmonela, a febre tifoide matou 15 milhões de astecas em 5 anos, entre 1545 e 1550 – o correspondente a 80% da população.

Como o império asteca era formado?

Resposta. O império asteca era formado por uma organização complexa que os sobrepôs militarmente a diversos povos e comunidades na Meso-América. ... Apesar de sacrifícios humanos serem uma prática constante e muito antiga na Mesoamérica, os astecas se destacaram por fazer deles um pilar de sua sociedade e religião.

Como era o império asteca?

A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um imperador, chefe do exército. ... Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por quase 500 cidades e estas pagavam altos impostos para o imperador.

Foi o maior inimigo dos astecas?

CodyCross Idade Media Grupo 236

Quais as doenças que ajudaram a destruir a sociedade asteca no início da era moderna?

Sem dúvida, as doenças trazidas pelos espanhóis contribuíram para a derrota do Império Asteca. Dentre essas doenças estavam o sarampo, a gripe (para a qual, os indígenas do continente americano não possuíam anticorpos) e a varíola, que se tornou uma epidemia.