Confira um artigo completo que falamos sobre a Reabsorção e Secreção Tubular para esclarecer todas as suas dúvidas. Ao final, confira alguns materiais educativos para complementar ainda mais os seus estudos.
Os rins iniciam essas tarefas filtrando o sangue quando este flui através de novelos microscópicos de vasos sanguíneos com pequenos poros (chamados glomérulos). Esse processo desloca uma grande quantidade de água, eletrólitos e outras substâncias para dentro de pequenos túbulos. As células que revestem esses túbulos reabsorvem e devolvem ao sangue a água, eletrólitos e nutrientes necessários (como glicose e aminoácidos). As células também removem resíduos e medicamentos do sangue levando-os para o líquido (que se torna urina), enquanto este flui pelos túbulos.
Com o avanço da tecnologia, houve um aprimoramento na fabricação das tubulações industriais. Isso resultou no aumento do potencial técnico das estruturas, principalmente em operações que necessitam do transporte de fluidos líquidos e gasosos.
Observe que logo no início no túbulo contorcido proximal, assim que o fluido glomerular sai do espaço de Bowman, a razão FT/P é igual a 1 para todas as substâncias. Isso demonstra que o filtrado glomerular é um ultrafiltrado que mantém as mesmas concentrações do plasma, mas estas concentrações se modificam ao longo dos túbulos a medida que são reabsorvidas ou secretadas.
Vale ressaltar que, somente a aplicação de recursos de alta qualidade e dentro das normas exigidas não é o suficiente. É indispensável que os tubos, conexões e demais dispositivos também sejam instalados de forma adequada. Assim, é possível assegurar a instalação eficiente das tubulações industriais, de fácil manutenção e sob medida para atender a diversas frentes.
A energia para o complexo sódio-soluto atravessar a membrana luminal é proveniente do gradiente de sódio entre lúmen tubular e interior celular, criado pela Na+/K+-ATPase, localizada na membrana basolateral, como já dito anteriormente.
Assim, o sódio volta para o sangue peritubular pela bomba sódio-potássio, enquanto os demais solutos (glicose, aminoácidos, bicarbonato, fosfato, lactato e outros) voltam por meio de difusão, já que sua concentração intracelular é elevada e, assim, deixam a célula por osmose.
A composição do fluido tubular varia a medida que este passa pelos setores tubulares: túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e ducto coletor. A razão entre a concentração no fluido tubular (FT) e a concentração no plasma (P) indica o gradiente de concentração transtubular para cada substância.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
Agora que você sabe quais são as diferenças entre os tubos de aço com e sem costura e como ambos são essenciais nas tubulações industriais, será mais fácil escolher o produto ideal para seu projeto de médio ou grande porte!
As conexões de tubulações são mais comuns na construção civil, enquanto as conexões tubulares são mais utilizadas na indústria em geral.
A filtração glomerular é um processo muito pouco específico, resultando na filtração de grandes quantidades de substâncias importantes que o corpo precisa de reter (por exemplo, Na+, HCO3–). A função principal do TP é reabsorver o máximo possível dessas substâncias. Posteriormente, os outros segmentos de nefrónio otimizam a composição da urina.
Os tubos sem costura são usados em diferentes metragens, como componentes de transmissão em aplicações como oleodutos e ferramentas de perfuração que não passam por processo de soldagem. O processo de fabricação pode ser realizado de três maneiras: Laminação, Extrusão e Fundição.
Dê preferência a empresas confiáveis e com tradição do segmento. A Tubonasa é referência no mercado e fabrica tubos de aço de alta qualidade e que podem ser usados nas tubulações industriais. No site você encontra tubo galvanizado, tubo Schedule e muito mais, confira o catálogo de tubos!
A ansa de Henle é um segmento complexo do nefrónio com 2 objetivos principais: manter o gradiente corticomedular e reabsorver quantidades moderadas de Na+ e água. Estes 2 processos estão ligados através do sistema multiplicador de contracorrente nas porções finas da ansa, e a absorção adicional de Na+ ocorre através do transporte ativo na porção ascendente espessa.
USMLE™ is a joint program of the Federation of State Medical Boards (FSMB®) and National Board of Medical Examiners (NBME®). MCAT is a registered trademark of the Association of American Medical Colleges (AAMC). NCLEX®, NCLEX-RN®, and NCLEX-PN® are registered trademarks of the National Council of State Boards of Nursing, Inc (NCSBN®). None of the trademark holders are endorsed by nor affiliated with Lecturio.
Este modelo garante total utilidade em projetos de tubulações industriais que demandam precisão e confiança, como na aplicação de óleo ou de vapor pressurizados para gerar grandes esforços, como é o caso de elementos como pistões hidráulicos e caldeiras.
Atualmente, é possível encontrar uma ampla gama de materiais que conta com características técnicas específicas e para as mais variadas aplicações. O aço carbono oferece diversas vantagens, além de total versatilidade.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
A parede do estômago consiste em 4 camadas de tecido. De superficial (interna) para profunda (externa), estas camadas são a mucosa, submucosa, muscular externa e serosa. Este arranjo em camadas segue a mesma estrutura geral em todas as regiões do estômago e ao longo de todo o trato gastrointestinal.
O suco gástrico, produzido no estômago pelas glândulas gástricas, é um líquido claro que atua sobre as proteínas, transformando-as em pequenos polipeptídios, para que depois, no intestino delgado, esses polipeptídios sejam transformados em aminoácidos e sejam absorvidos.
O Estômago
Resposta: Peritônio. Explicação: O peritônio é uma extensa membrana serosa, formada essencialmente por tecido conjuntivo, que reveste o interior das paredes da cavidade abdominal e expande-se para cobrir a maior parte dos órgãos que contém.