Para garantir que a aquisição dos recursos do projeto tenha sucesso, é necessário gerenciá-las com base em três etapas: planejamento, condução e controle. Na prática, pode ser que essas etapas não sejam tão lineares como na teoria, afinal, seria impossível descrever um modelo que servisse para todos os projetos.
O escopo do projeto é o produto ou o conjunto de produtos que o projeto deve entregar. Esse produto é apenas um componente da relação de entregas. Essa é a área de conhecimento mais importante na administração de projeto porque tudo depende dele (tempo, recursos, custos, riscos… ).
Existem cinco grupos de processos de gestão de projetos: (1) iniciação, (2) planejamento, (3) execução, (4) monitoramento e controle, (5) encerramento. Conheça e entenda melhor cada um deles a seguir.
A gestão de projetos nada mais é do que aplicar técnicas, conhecimentos e habilidades para que um projeto obtenha sucesso. Ou seja, o gerenciamento serve para que o objetivo do projeto seja atingido de acordo com os requisitos estabelecidos durante o planejamento.
Desta forma, a estrutura do plano do projeto poderá ser, por exemplo:
Gerenciar um projeto significará ao Gerente do Projeto coordenar um conjunto de diversas atividades como planejamento, organização, controle dos recursos, acompanhamento/ execução das atividades e análise dos objetivos/ resultados atingidos ao longo das fases do projeto.