Substituições orto, meta e para Na substituição orto, dois substituintes ocupam posições próximas uma a outra, as quais podem ser numeradas 1 e 2. Na diagrama, estas posições são marcadas R e orto. Na substituição meta os substituintes ocupam posições 1 e 3 (correspondendo a R e meta no diagrama).
Dentro desse esforço, temos os prefixos orto, meta e para. Estes prefixos são usados especificamente com pares de grupos substituintes ligados a um anel benzênico. O Carbono ligado ao primeiro grupo será chamado de 1. O segundo de 2, 3 ou 4 que são as posições possíveis sem redundância.
Tem mais depois da publicidade ;) Já as reações orgânicas são moleculares, o que significa que é necessário que haja a quebra de ligações das moléculas iniciais e a formação de novas ligações, que irão se encontrar nas moléculas finais. Por isso, elas são mais lentas e difíceis.
Segundo a regra de Markovnikov, na adição de um haleto de hidrogênio a um alceno, ou na hidratação deste alceno, o hidrogênio do haleto ou da água liga-se ao átomo de carbono mais hidrogenado da dupla ligação, ou seja, ao carbono que possui mais ligações com o hidrogênio.
3) Pode-se prever pela regra de Markovnikov que o produto da reação do 2-metil propeno com cloreto de hidrogênio é a substância: a) 2-cloro 2-metil propano.
Nesse caso, o produto majoritário é o que contém a dupla mais substituída e a reação tem um certa regiosseletividade (um dos regioisômeros é selecionado como majoritário).
As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. ... As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação. As reações de adição são aquelas em que se adiciona um reagente a uma molécula orgânica.