Nome das Cordas e Afinação do Violão – Videoaula 1
A ordem das cordas é E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-ré-lá-mi. O primeiro “mi” é a corda mais fina do violão, a corda de baixo, e muitas vezes acontece o equívoco de se numerar de maneira contrária, chamando a sexta corda, a mais grossa, de primeira.
Quando falamos de guitarra e violão, a afinação mais comum das cordas é E – A – D – G – B – E. Esse padrão surgiu no século XVIII, quando os primeiros instrumentos de 6 cordas foram inventados.
Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas
Pegue seu violão e toque uma escala maior de Dó. Quando você atingir a sétima nota da escala, ou seja, o Si, a próxima nota será um novo Dó, porém mais agudo. Com isso, esse Dó mais agudo é a oitava nota da escala de Dó, uma oitava acima, afinal a escala avançou, “cresceu”.
VAMOS AFINAR ENTÃO: Toque o DIAPASÃO. Obtemos a nota lá no diapasão analógico, ouvindo a nota vamos afinando a corda Lá solta (5ª corda ou corda 5) – subindo ou descendo a corda. Nossa corda Lá está pronta! Esse processo requer treino do ouvido.
Siga esta ordem:
Se você quer afinar a corda E (mi) e aparece a letra F (fá), você precisa baixar a nota em meio tom, diminuindo a tensão da corda. A afinação tradicional é (da corda mais fina pra mais grossa): E, B, G, D, A, E.
Apertar todas as cordas na primeira casa e afinar padrão, ou seja, E A D G B E, afina meio tom abaixo.
Use um afinador cara, pode ser um de computador ou um pedal afinador. Afinação em E (mi) é chamada de "afinação padrão" e Eb (mi bemol) é meio tom abaixo da afinação de E(mi). Procure na NET algum afinador. Abç.
Isso se deve ao fato de que, se voce abaixar a corda, cada 1/2 tom acrescentará uma nota a mais. Lembre-se de quando se afina a 6ª corda en Ré, adicionam-se as notas Ré e Ré# e a nota MI passará a ser tocada no 2º traste, a nota La no 7º traste, e assim por diante.
A afinação é feita da seguinte maneira: O instrumento é afinado meio tom abaixo, e a sexta corda (mais grave) é abaixada um tom em relação as demais.
A afinação "padrão" pra B é B F# B E G# C#, mas eu prefiro muito mais usar B E A D F# B. É praticamente a afinação padrão (se tu for ver só tem o B ali na sexta e um F# no lugar do G), e "simula" uma guitarra de sete cordas sem a primeira.
No caso da afinação em C, é só abaixar dois tons. Em D um tom. esta mudança na afinação, na verdade ocorre sobre a tensão das cordas. A sua guitarra, se antes estava regulada para a afinação padrão, deve agora ser regulada para a nova afinação.
Se você tem o costume de tocar o seu instrumento todos os dias, provavelmente terá que trocar suas cordas no mínimo de mês em mês para que consiga aproveitar o melhor timbre do seu violão/guitarra. Já para aqueles que tocam ocasionalmente o seu instrumento, recomenda-se que troque as cordas de dois em dois meses.