Do plexo sacral saem também os nervos para o músculo obturatório interno e músculo gêmeo superior (L5, S1 e S2); para o músculo piriforme (S1 e S2); para o músculo quadríceps da coxa e músculo gêmeo inferior (L4, L5 e S1); para os músculos levantador do ânus, coccígeo e esfíncter externo do ânus (S4); e o nervo ...
PLEXO LOMBAR
A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula.
Na anatomia humana, vale lembrar que a clavícula é um osso par que liga os membros superiores ao tronco. Ela é classificada como um osso longo do esqueleto humano.
A clavícula funciona como uma escora, unindo o ombro ao tronco e permitindo que o ombro atue com força ideal. A clavícula é dividida anatomicamente em três regiões: o terço médio (parte mais central), o terço médio (no meio da clavícula) e terço lateral (parte mais próxima ao ombro).