Pimentas mais ardidas e fortes podem causar inflamações. De acordo com o tipo e com a quantidade ingerida, pode haver uma agressão ao aparelho digestivo. Além disso, a boca também pode sofrer consequências em seus tecidos internos.
As pimentas Capsicum ainda são ricas em vitamina C, nutriente importante para a prevenção de gripes e resfriados, que fortalece ossos e dentes e melhora a absorção de ferro no organismo. Elas também são fontes de vitaminas E, B6 e K, assim como de minerais como o cobre e o potássio.
Benefícios da pimenta do reino para a saúde Um dos mais conhecidos é o auxílio no sistema digestivo e na absorção dos nutrientes. Assim, ajuda a evitar azia e prisão de ventre. Ela também atua como um termogênico natural, acelerando o metabolismo e a queima de calorias.
Conheça os benefícios do seu consumo:
Além de ser fonte de capsaicina, piperina e diferentes vitaminas, a pimenta cumari fornece fibras alimentares e minerais importantes para a saúde. Por ser rica em potássio e fósforo, por exemplo, essa especiaria ajuda na saúde dos sistemas ósseo e muscular.
A Cumari Verdadeira é uma pimenta brasileira com frutos pequeninos, arredondados ou ovalados, verde quando imaturos e vermelho quando maduros. Também é conhecida como Pimenta Passarinho, Cumari-Miúda, Comari e Pimentinha e sua espécie é Capsicum baccatum.
Para emagrecer, a pimenta deve ser usada como tempero e adicionada em todas as refeições, especialmente no almoço ou no jantar, podendo ser usada fresca, em pó ou na forma de molhos.
Quanto mais ardida a pimenta, melhor para a nossa saúde. É por causa da capsaicina! O princípio ativo da pimenta vermelha diminui o risco de doenças cardiovasculares e ainda ajuda a emagrecer, porque acelera o metabolismo.
Suculenta, pode ser consumida crua quando verde, recheada ou servida fresca em saladas, e é consumida em forma de molho, conserva e desidratada quando vermelha. É muito utilizada na culinária mexicana, em pratos como nachos, tacos e burritos”, explica Clarissa.
Pimenta caiena (pimenta vermelha): Acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias. Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá.
Habanero. Originária do México, é a pimenta com maior teor de capsaicina. Cuidado na dose, pois como dito quanto maior teor de capsaicina, mais ardida é a pimenta! A vantagem é que ela também apresente uma maior ação termogênica.