Para a espécie humana, por exemplo, dos 21 aminoácidos, 8 são essenciais, como, por exemplo, arginina, fenilalanina, histidina, leucina, metionina, entre outros, e 13 são naturais, como, por exemplo, glicina, alanina, arginina, serina, cisteína, tirosina, entre outros.
São benefícios dos aminoácidos são diversos:
Alimentos como carne de porco, frango e bovina, além de peixes como salmão, mero, atum e sardinha são ricos em isoleucina, valina, leucina, fenilalanina, treonina, metionina, histidina e lisina. Frango, peru, coelho e peixes como salmão, sardinha, vieira, medo, bacalhau e atum são ricos em triptofano.
Dentre estes aminoácidos pode-se citar: leucina, isoleucina, valina, triptofano, metionina e outros. Desta forma o ovo pode substituir a carne como fonte de proteína. O ovo é um alimento com ação antioxidante capaz de combater a excessiva formação de radicais livres.
Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs: leucina, isoleucina e valina) são chamados aminoácidos essenciais e a suplementação ou dietas ricas em BCAA estão associadas a efeitos positivos na regulação da saciedade, síntese proteica muscular e homeostase da glicose.
Verificado por especialistas. Tecnicamente é um produto animal. O ovo é uma célula, que pode ou não estar fecundada, sendo um zigoto, se for fecundada, ou um gameta, se não for.