Conservantes, corantes e sabores são os aditivos mais conhecidos, mas antioxidantes, emulsionantes, estabilizantes, agentes gelificantes, espessantes e adoçantes são também vulgarmente utilizados.
A ANVISA chama de aditivos químicos qualquer substância que não tem valor nutritivo usada intencionalmente na indústria alimentícia. Os objetivos dos aditivos são modificar, preservar e intensificar as características físicas, sensoriais, químicas e biológicas dos alimentos.
A forma de utilização é imergir o camarão, imediatamente após a colheita, em uma solução que pode ser de 10% a 12% por quinze a vinte minutos com água e gelo. A temperatura da solução não deve ser superior a 2°C. É importante fazer este tratamento antes do início da melanose.
Na2SO3
O sulfureto de sódio, cuja fórmula química é Na2S, é um sólido de cor amarela-avermelhada formado pela redução de sulfato de sódio com carbono (hulha) a temperaturas elevadas. ... O sulfureto de sódio é conhecido na forma anidra, de densidade relativa 1,85 e ponto de fusão 1180 ºC e como mono-hidratado (Na2S.
"O sal amargo é um suplemento mineral em que o princípio ativo é o sulfato de magnésio, uma substância com diversos benefícios à saúde. É indicado como laxante e também utilizado em casos de azia, má digestão, dores musculares, artrite e deficiência de magnésio.
O sulfato de magnésio em pó está indicado como laxante, sendo útil também contra a azia, má digestão, deficiência de magnésio, dores musculares, artrite, flebites e fibromialgia.