A diferença básica da tomografia helicoidal simples para o multi-slice é a quantidade de fileiras de detectores de raios X . Enquanto a TC helicoidal possui apenas uma fileira, a TC multi-slice apresenta duas ou mais fileiras de detectores, hoje chegando a até 16 fileiras.
Tomografia Multislice é um equipamento projetado com a mais moderna tecnologia para produzir imagens de altíssima qualidade, com detalhes minuciosos de diversas partes do corpo. Tudo isso associado a um baixo nível de exposição à radiação, aumentando ao mesmo tempo a precisão e a segurança dos exames.
O volume formado pelo pixel e pela profundidade do corte é conhecido por voxel. Um exame tomográfico contém em torno de 100 milhões de voxels, representando cada um deles um grau de absorção dos raios X e um valor específico de cinza em imagens bidimensionais no filme ou no monitor do computador7.
Tipos de tomografia
O mais comum é que seja solicitado a tomografia para avaliação de casos mais simples. Já a ressonância é importante para diagnósticos mais complexos, uma vez que ela faz uma investigação mais detalhada.
Ela tem a capacidade de captar imagens em alta definição da área diagnosticada, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É atualmente um dos principais exames para investigar nódulos ou tumores, e também vasos pulmonares e cerebrais.
O aparelho de tomografia ou tomógrafo, equipamento que possibilita o exame, permite ajustes para que o paciente seja exposto ao mínimo de radiação necessária para o registro das imagens. É, sem dúvidas, uma grande evolução no método diagnóstico, o que fica mais claro ao observarmos um pouco sobre a sua história.
Embora ambos os exames possam utilizar o contraste, uma diferença entre tomografia e ressonância é a natureza das substâncias que são empregadas com mais frequência. Na tomografia, o mais comum é utilizar o contraste iodado (com iodo), enquanto na ressonância se dá preferência para contrastes à base de gadolínio.
Por conta da radiação, a tomografia computadorizada é contraindicada para mulheres com incertezas em relação à gravidez (atraso menstrual) e gestantes. Já quando usa contraste, a contraindicação se estende a quem tem alergia a iodo.
O National Research Council (NCR), dos Estados Unidos, concluiu que os níveis de radiação aos quais uma pessoa se expõe ao ser submetida a uma única tomografia são suficientes para aumentar o risco de câncer, embora haja incerteza sobre a magnitude dele.
TC Tórax. PREPARO: Jejum de 6 Horas, não suspender as Medicações de uso Diário. Pacientes Diabéticos e/ou que fazem uso de Medicamentos a base de METFORMINA, devem Suspender seu uso por 2 Dias Antes, no Dia e 2 Dias Após o Exame.
Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.
Por quanto tempo o contraste permanece no organismo? Por quanto tempo o contraste permanece no organismo? Após a ressonância magnética, a substância chega ao sistema urinário, sendo eliminada em até 24 horas. O contraste à base de gadolínio é expelido pela urina do paciente.
Não. Bebida alcoólica é proibitiva porque altera o metabolismo dos açucares como a glicose, interferindo assim nos resultados dos exames. O colesterol também é um exame que pode ser alterado, embora em menor proporção.
O contraste usado em tomografias é feito a base de iodo. Dessa forma, não pode ser usado por pacientes alérgicos à substância. Já o utilizado na ressonância magnética tem como base o gadolínio, que pode prejudicar funções renais.
O tempo de duração depende da área a ser analisada e se é necessário o uso do contraste. Geralmente, o tempo médio é de 10 a 30 minutos. O resultado do exame, muitas vezes, pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.
A tomografia abdominal tem inúmeras indicações, como lesões no abdômen, suspeita de tumores, de apendicite, diverticulite ou mesmo de infecção ou inflamação abdominal. Quando a suspeita é de um trauma no abdômen, os médicos buscam por líquidos ou hemorragias dentro ou fora dos órgãos.
A tomografia computorizada (TC) abdominal (do abdómen) é um exame de diagnóstico, muito importante na avaliação de diversas patologias (ou doenças) do fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins, glândulas supra-renais, baço, retroperitoneu, intestino delgado, cólon, entre outros órgãos.
A realização da tomografia pode levar de 10-30 minutos, dependendo da área a ser investigada e se é necessária a administração de contraste. Geralmente, o maior tempo gasto durante o exame é para o posicionamento do paciente na mesa e para a administração do contraste.
Tomografia de abdome total: como é feita? Para que o exame seja realizado, o paciente fica deitado numa maca – que será inserida no tomógrafo. Para que sua segurança seja preservada, o paciente deve retirar todo material metálico, como brincos e anéis.