Resposta: Os principais fatores são a latitude, a altitude, a maritimidade (a distância de uma localidade em relação ao mar), as correntes marítimas e as massas de ar.
Resposta. fatores do clima :massas de ar ,relevo, altitude ,latitude ,maritimidade ,continentalidade e etc .
--->>Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo . Possuem mesmos vínculos sociais ; econômicos ;vivem no mesmo território e por isso tem a mesma identidade. .
Uma nação é definida pelo conjunto de características culturais, tradições, língua, costumes, entre outros fatores, que formam uma identidade pela qual os indivíduos se identificam e se sentem partes de um grupo. As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano.
Por que o Brasil é considerado um Estado-nação? O Brasil é considerado um Estado-Nação porque possui um Estado (política, governo e território) alinhados com os aspectos Nacionais (sociedade com uma identidade). Ele é reconhecido por outros países e organismos internacionais, além de ter soberania econômica e política.
Resposta. Resposta: De acordo com esses conceito, somos um Estado-nação, porque possuímos um território delimitado e legitimo chamado Brasil e que também é constituido por instituições, tais como a família, a escola, igreja, a polícia, etc.
Resposta. As fronteiras foram definidas com base nas características naturais da paisagem, como rios e lagos, ou em acidentes topográficos, como montanhas, serras e picos elevados.
Os limites relacionam-se com a ideia de divisão e, em geral, são estabelecidos por acordos e tratados entre dois ou mais países. Por meio desses acordos, são criados os traçados, que podem ser definidos por características naturais ou artificiais.
O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias. Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.
Resposta: que podem ser observadas no território brasileiro no decorrer do tempo voltam-se para os fatores industriais, responsáveis pela transformação do cenário anteriormente rural num novo cenário urbano.
Resposta: Em 1988 ocorreram diversas modificações. Roraima e Amapá foram elevados à categoria de Estado. A ilha de Fernando de Noronha, que anteriormente era considerada um território, transformou-se em município subordinado ao governo de Pernambuco.
A atual estrutura política do Brasil foi estabelecida na Constituição Federal de 1988. Roraima e Amapá foram elevados à categoria de estado, e a porção norte de Goiás foi desmembrada, tornando-se o estado de Tocantins. O mapa político atual do Brasil divide o país em 26 estados e Distrito Federal.
1889 - Independência e República Até a Independência, em 1822, havia o contorno de 17 estados, mais a Cisplatina (atual Uruguai). ... Desde então, decisões políticas orientaram o formato do território nacional até chegarmos aos atuais 26 estados e o Distrito Federal.
Resposta:Houve tanta mudança nos limites territoriais do Brasil desde o período colonizatório porque diferentes tratados, acordos e processos sociais, econômicos e diplomáticos, desde a independência em 1822 até os dias de hoje, a exemplo das guerras do Paraguai e Cisplatina, por exemplo.
Banhado a leste pelo oceano Atlântico, o Brasil possui 23.
8.
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.
4.
Os 5 maiores países do mundo
Rússia