Conjunção - E, mas, ou, logo, pois, que, como, porque
Ligam termos que exercem a mesma função sintática, ou orações independentes (coordenadas). As conjunções coordenativas subdividem-se em: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
As conjunções coordenativas recebem diferentes classificações, baseadas nas diferentes relações de sentido que elas dão às orações coordenadas. São elas: aditivas, adversativas, alternativas ou disjuntivas, conclusivas e explicativas.
Conjunções Coordenativas
As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo.
2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.
Conjunções coordenativas aditivas Indicam uma relação de adição à frase. Unem palavras de mesma função sintática. São elas: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como e etc.
As conjunções adversativas são aquelas que indicam oposição e contraste dentro de uma mesma oração. A classificação das conjunções ocorre com base no seu emprego nas frases porque elas não desempenham função sintática na oração.
São concessivas um tipo de orações/frases subordinadas adverbiais, introduzidas pelas conjunções ou locuções conjuncionais , que recebem o nome de conjunções subordinativas concessivas.
As orações subordinadas adverbiais concessivas exprimem permissão. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: embora, conquanto, por mais que, posto que, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, em que pese, etc. Exemplos: Luciana gosta muito de dançar embora esteja com o pé quebrado.
As orações adverbiais que exprimem concessão são chamadas concessivas. A conjunção mais empregada para expressar essa relação é "embora"; além dela, podem ser usadas a conjunção "conquanto" e as locuções "ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, apesar de que". Exemplos: Embora fizesse calor; levei agasalho.
Pode-se encontrar o sentido de concessão na oração subordinada adverbial. Você será aprovado, porque se dedicou muito. Fui aprovada, embora não tenha estudado como deveria. O menino se comportou tão bem que pôde passear no parque.
Tipos de orações subordinadas. As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais. Isso irá depender da relação sintática estabelecida.
Pode-se encontrar o sentido de concessão na oração adverbial: * a) Você será aprovado, porque se dedicou muito. b) Fui aprovada, embora não tenha estudado como deveria. c) O menino de comportou tão bem que pôde passear no parque. d) Compramos as passagens a fim de que pudéssemos viajar no próximo ano