Possíveis causas do medo de falar em público
Glossofobia (do grego: glōssa (γλῶσσα), "língua" + fobos (φόβος), "medo" ou "temor") é o medo de falar em público. Muitas pessoas apenas possuem esta fobia, enquanto outras podem também possuir sociofobia. O medo de palco pode ser um sintoma de glossofobia.
Algumas dicas que podem ajudar a fazer a diferença são:
Medo pode impedir a formação de memórias de longo prazo e causar danos a certas partes do cérebro, tais como o hipocampo. Isso pode dificultar ainda mais a regular o medo e pode deixar uma pessoa ansiosa na maioria das vezes. Para alguém com medo crônico, o mundo parece assustador e suas memórias confirmam isso.
Sentir medo dessas e outras coisas é normal, porém, quando esses medos passam a nos controlar, esse caso pode ser evoluído para o que chamamos de fobia, que é um medo persistente e irracional, o qual provoca ansiedade extrema.
Quanto mais poder damos ao medo, mais domínio ele ganha sobre nós....Aqui estão 5 medos que estão te impedindo de viver a vida de seus sonhos.
O medo é um sentimento comum a todo ser humano e que permite nos protegermos de possíveis perigos do cotidiano. Mas é importante tomar cuidado para ele não nos paralisar. Medo de andar de avião, de dirigir, de passear na rua e até de ser quem é.
Medo é uma característica inata do ser humano. Todo ser humano tem medo, e este faz parte da evolução humana e está relacionado com o nosso instinto de sobrevivência, mas, em alguns casos o medo pode nos paralisar e impedir de executarmos determinadas atividades, cumprir nossas metas e objetivos.
A Agorafobia ou o “medo de ter medo” é uma característica grave de uma fase complexa da Síndrome do Pânico, assim como um dos sentimentos mais comuns em quem sofre com essa doença. A Síndrome do Pânico é um transtorno mental marcado pelo medo intenso.
O objetivo da terapia psicanalítica é liberar emoções e experiências reprimidas, isto é, conscientizar o inconsciente. É ter uma experiência catártica, de cura, para que a pessoa pode ser ajudada. Psicólogos psicanalistas veem problemas psicológicos como enraizados na mente inconsciente.
As terapias de orientação psicanalítica são caracterizadas por um trabalho entre o terapeuta e o paciente (transferência). ... Após algumas sessões iniciais, conhecidas como entrevistas preliminares, o paciente deita-se no divã e o psicanalista senta-se um pouco atrás, de modo que o paciente não vê diretamente o analista.