Na sociedade moderna capitalista, o trabalho é caracterizado pela sua especialidade e a necessidade da qualificação da mão de obra, além da automatização trazida pela terceira Revolução Industrial. O trabalho foi profundamente modificado nas últimas décadas.
No capitalismo industrial manufatureiro, os trabalhadores ficam especializados em parcelas (tarefas/atividades específicas) do processo de produção dentro de uma mesma especialidade produtiva, e o controle do processo passa para a gerência.
Marx, em sua obra O capital, diz que o processo de trabalho na sociedade capitalista ocorre sob o controle do capital e que os processos de produção são incessantemente transformados sob o ímpeto da principal força norteadora dessa sociedade: a acumulação de capital.
Na atual sociedade capitalista em que vivemos, o trabalho é um elemento importante para a sobrevivência do homem. Nesta direção, as empresas são responsáveis por gerar empregos para milhares de pessoas. ... Como consequência do uso da força e energia gastas no trabalho, o homem recebe um salário.