A parede do coração é constituída por três diferentes camadas: pericárdio (membrana que envolve o coração), o miocárdio (músculo cardíaco) e endocárdio (o revestimento interno das cavidades do coração das válvulas cardíacas).
O coração humano é formado por quatro cavidades, assim como o de todos os mamíferos. Nesse órgão é possível observar dois átrios e dois ventrículos.
A pleura é uma membrana fina que reveste os pulmões e a caixa torácica, com o objetivo de manter esse órgão sempre bem lubrificado, ajudando nos movimentos relacionados à respiração. Quando a pleura fica inflamada, o paciente recebe o diagnóstico de pleurisia, que também pode ser chamada de pleurite.
O epicárdio é a porção mais resistente do saco cardíaco, protegendo o coração contra impactos e contra o meio externo da cavidade torácica. O epicárdio pode sofrer com algumas doenças, como o acumulo de líquidos e outros exsudatos, como o pus. Espero ter ajudado!
Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração; Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.
Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
Uma das principais causas do Derrame Pericárdico são as infecções por vírus na própria membrana que envolve o coração, as chamadas pericardites. Doenças como a tuberculose, colagenose e, até mesmo, metástases tumorais também costumam desencadear a produção excessiva de líquido pericárdico e provocar o problema.
Endocárdio, composto por um revestimento endotelial e um tecido conjuntivo subendotelial. Homólogo à túnica íntima dos vasos sanguíneos. A camada de tecido conjuntivo subendocárdico consiste em fibras colágenas e elásticas sintetizadas por fibroblastos.
Existe o septo atrioventricular, um septo horizontal que divide o coração em porções superiores (átrios) e inferiores (ventrículos). Já o septo interatrial representa um septo sagital que divide a porção superior do coração em duas câmeras, ou seja, dois átrios (direito e esquerdo).
É o ventrículo esquerdo. O ventrículo esquerdo possui maior quantidade de músculo cardíaco devido a necessidade que este tem de ejetar sangue para fora do coração com bastante pressão, para que esse sangue posse assim chegar a todos os órgãos e tecidos do corpo.
Resposta. A camada do miocárdio é a mais calibrosa..
A espessura do miocárdio varia de uma câmara para outra e essa variação está relacionada à resistência encontrada no bombeamento do sangue pelas diferentes câmaras. Quando a musculatura dos átrios encontra pouca resistência para impelir o sangue para os ventrículos, suas paredes são as partes mais finas do miocárdio.
Grande circulação No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo passa para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo.
O pericárdio é uma formação sacular que envolve o coração, compreendida por uma estrutura externa, fibrosa, e outra interna, serosa. Envolve também as raízes dos grandes vasos .
1) Nestes estágios, o coração irá se apresentar como uma grande cavidade. Você poderá observar um envoltório externo, o Epimiocárdio, e uma camada fina interna denominada Endocárdio.
A pequena circulação transporta sangue do coração aos pulmões e, destes, novamente ao coração (coração – pulmão – coração). A grande circulação conduz o sangue do coração a todos os órgãos do corpo e é responsável pelo seu retorno ao coração (coração – corpo – coração).
Resposta. Resposta:É o transporte do sangue a todo o organismo. Explicação: A grande circulação (sistêmica) inicia-se no ventrículo esquerdo, onde o sangue é bombeado para a artéria aorta, cujas ramificações que reduzem seu calibre em artérias, arteríolas e capilares chegam a todos os tecidos.
→ Circulação Sistêmica ou Grande Circulação Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta. Dessa artéria, partem ramos que irrigam o corpo todo. Nos capilares sanguíneos, o sangue faz trocas gasosas com as células do tecido e torna-se rico em gás carbônico.
Circulação Pulmonar ou Pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração. Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.
Veia cava inferior Ela recolhe todo o sangue do abdômen, pelve e membros inferiores e transporta-o para o átrio (aurícula) direita do coração. A VCI forma-se pela junção das veias ilíacas comuns direita e esquerda ao nível da vértebra L5, bem na frente da bifurcação aórtica.
O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos. O sangue, agora pobre em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente no átrio direito e segue para o ventrículo direito.