adjetivo Em que há ou demonstra despropósito; que diz disparates: comportamento disparatado; discurso disparatado. Desprovido de sentido; que é absurdo; contrário ao bom senso; despropositado.
Verificado por especialistas As palavras "inquietações" e "ilógico" foram construídas pelo processo de derivação prefixal ou prefixação. "Inquietações" deriva de "quieto" e foi formada por meio do acréscimo do prefixo "-in" (negação) e do sufixo (-ções).
Derivação. O processo de derivação consiste na formação de uma nova palavra a partir de uma já existente, chamada de palavra primitiva. Podemos observar que “rosa” e “feliz” não se formam a partir de outra palavra já existente, mas permitem a formação de novas através do acréscimo de sufixos e prefixos ao radical.
Por um lado a mente racional é a nossa compreensão, entendimento, consciência sobre as coisas, é no fundo aquilo que nos permite pensar, ponderar e refletir sobre o mundo, sobre as relações … sobre tudo. Por outro lado existe um sistema de conhecimento mais impulsivo e poderoso – a mente emocional.
O amor pode ser considerado racional. Ele é racional, porque está ligado ao cérebro, ele possui explicação biológicas e físicas do motivo que acontece. Em contrapartida, deve-se lembrar que todos esses sentimentos revelados na conquista dos parceiros é inconsciente.
Aprenda a aceitar e processar o que está sentindo, sem fazer julgamentos. Mantenha a calma e ouça o outro, principalmente durante discussões mais acaloradas. Por fim, tente desenvolver um ponto de vista mais positivo para se sentir mais confiante sozinho e dentro do relacionamento.
Dicas para lidar com pessoas “sem sentimentos”
Quanto mais você ama alguém, menos sentido as coisas fazem. O amor é irracional, quanto mais você ama alguém, menos tudo faz sentido! ... O amor é chama que irradia a alma e ilumina a razão do inconsciente é o sentimento irracional impulsivo é incontrolavél é tão forte é invasivo.
Alexitimia é um termo que diz respeito à marcante dificuldade em descrever emoções, sentimentos e sensações corporais. A palavra provém do grego, onde A indica ausência, lexis é palavra e timia, emoção.
Resposta. Resposta: quando o individuo encontra-se orientado em tempo e espaço.
Tempo para o seu racional entrar em jogo e analisar a situação antes que apenas o seu lado emocional tome as decisões. Antes de responder aquele e-mail difícil, pare e conscientemente preste atenção na sua respiração. Dessa forma você vai oxigenar o seu corpo e repensar em como irá responder.
Vejamos a seguir alguns passos para conseguir:
Outra técnica para regular as emoções é o uso de ambientes virtuais ou imaginários. Consiste em se expor, de maneira simulada, a diferentes situações nas quais você se sente particularmente vulnerável. O segundo passo será avaliá-las (tanto as situações em si quanto os seus sentimentos).
Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional
Como controlar suas emoções através da inteligência emocional
Dicas para ter autocontrole no relacionamento
Ser forte é ter serenidade para aceitar e administrar os aborrecimentos que a vida forçosamente nos impõe. Já os mais intolerantes à frustração, tem grande dificuldade em lidar com isso. Tentam reverter o que não lhes agrada, muitas vezes, fazendo uso de manipulação, vitimismo e dramas exagerados.
Como resultado das forças e do seu desequilíbrio, não é estranho que muitas pessoas se sintam divididas ou fragmentadas e acabem com um “eu enfraquecido”. O “eu forte”, ao contrário, é aquele que “cumpre ao mesmo tempo as exigências do id, do superego e da realidade objetiva, isto é, sabe conciliar suas demandas”.
Um ego forte, na concepção freudiana, é aquele que se constrói na busca pelo equilíbrio do id e superego. Não ignora ou empodera, em demasia, nenhum dos impulsos. A tarefa não é fácil e, sem dúvida, representa um propósito a ser desenvolvido pela vida toda.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 dicas para controlar o ego e parar de pensar tanto:
Assim, o ego é a parte consciente, responsável por interpretar a realidade, memória, emoções e percepção – relação do indivíduo com o meio – e mediador ente o Id e o superego. O ego, como afirmam os psicólogos, faz parte da natureza do ser humano.
O que é o Ego?