Os mosquitos se desenvolvem através de metamorfose completa, e o ciclo de vida do Aedes aegypti compreende quatro fases: ovo, larva (quatro estágios larvários), pupa e adulto. Os ovos do Aedes aegypti medem, aproximadamente, 1 mm de comprimento e contorno alongado e fusiforme {Forattini, 1962).
Conhecido por ser o mosquito transmissor de doenças como a dengue e febre amarela, o Aedes aegypti não provoca nenhuma lesão ou irritação na pele com a sua picada, a qual costuma passar despercebida, sem causar coceira ou dor.
O que fazer quando você é picado pelo Aedes aegypti?
O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, costuma não fugir da rotina. Gosta de frequentar os ambientes urbanos e quentes, voa baixo e geralmente pica os pés e tornozelos das pessoas.
A dengue é uma doença febril aguda que ocorre quando o vírus penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti. 2. Quanto tempo depois de ser picado aparece a doença? Se o mosquito estiver infectado, a doença aparece 3 a 15 dias depois da picada, média de 5 a 6 dias.
Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos. Febre alta com início súbito.
1. Dengue clássica. Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer. Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar da doença em apenas 2 ou 3 dias, pois o organismo está mais preparado para combater o vírus.
Colocar uma compressa molhada com água fria na testa durante 15 minutos; Remover o excesso de roupa, evitando estar coberto por lençóis muito quentes ou cobertores, por exemplo; Tomar banho de água tépida, ou seja, nem quente nem fria, 2 a 3 vezes por dia.
Em geral, os sintomas de dengue na criança incluem:
Manchas vermelhas na pele As manchas vermelhas são parecidas com as do sarampo, mas surgem principalmente na região do tórax e nos braços. A doença pode ser confirmada através da prova do laço, na qual é observado o surgimento de manchas vermelhas na pele após amarrar um fio no dedo.