Inatismo, o saber congênito Defendendo a tese de que a alma precede o corpo e que, antes de encarnar, tem acesso ao conhecimento, o discípulo de Sócrates (469-399 a.C.) afirmou que conhecer é relembrar, pois a pessoa já domina determinados conceitos desde que nasce.
Através de suas teorias, o inatismo apresenta o ser humano como um agente estático, sem a possibilidade de sofrer mudanças. ... Essa é a ideia central do empirismo: a única fonte de conhecimento humano é a experiência adquirida em função do meio físico, mediada pelos sentidos.
De acordo com as teorias do Inatismo, o segundo dos modelos, os seres já nascem sabendo tudo, entretanto, esse conhecimento está em estado latente, cabendo ao professor, tão somente, retirá-lo dos alunos, estimulando uma liberdade sem limites para que estes se desenvolvam.
Inatismo é quando o individuo já nasce ,tudo o que somos já carregamos em nossa alma antes de nascer. Empirismo é como se fosse uma folha em branco ,pois tudo oque somos é construído pela experiência como afolha em branco prontas para serem escritas.
a) O Nativismo — dá grande importância ao poder inventivo da criança (imaginação). Assim, muito do que ela diz será produto de uma atividade criadora, absolutamente espontânea; b) O Empirismo — declara que a linguagem infantil se forma pela imitação.
PARALELO ENTRE NATIVISMO E EMPIRISMO Watson a partir do século 20, quando o assunto era relacionado à psicologia da aprendizagem, ele equilibrava empirismo e nativismo. ... Nativismo é a visão de que a maioria das capacidades perceptuais é inata, ou seja, já nasce com a pessoa. Nativismo é tudo que é próprio ou natural.
Na concepção empirista o conhecimento está “fora” do sujeito e é interiorizado através dos sentidos, ativados pela ação física e perceptual. O sujeito da aprendizagem seria “vazio” na sua origem, sendo “preenchido” pelas experiências que tem com o mundo.
O empirismo é uma doutrina filosófica do século XVII que trata do conhecimento advindo das experiências sensoriais humanas. ... Essa vertente afirma que a existência de todo conhecimento está no ser humano desde seu nascimento, sendo necessário somente a introspecção para alcançá-lo.
Basicamente, o empirismo defende que todo o conhecimento advém da experiência prática que temos cotidianamente, ou seja, que as nossas estruturas cognitivas somente aprendem por meio da vivência e das apreensões de nossos sentidos.
Os cinco estágios de percepção são estímulo, organização, interpretação, memória e recordação. Percepção descreve a forma como os seres humanos vêem o mundo e se relacionam com experiências.
Em todas as instâncias da vida é importante o entendimento da percepção. Nas organizações a percepção afeta inúmeros aspectos de comportamento das pessoas. O entendimento da percepção, por esse motivo, é uma competência gerencial que contribui para criação de um clima organizacional saudável.
A importância da percepção humana •Percepção “é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta”. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.