EQST

Quais So As Concepçes Metodolgicas Na Educaço De Surdos Escreva Um Pouco Sobre Cada Uma Delas?

Quais são as concepções metodológicas na educação de surdos Escreva um pouco sobre cada uma delas?

A educação de surdos, a partir da década de 1980, é concebida por três concepções metodológicas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo. ... O corpus de pesquisa são trechos dessa novela de época que tratam da questão da educação de surdos.

Quais foram as duas correntes de pensamento que dividem o modo de pensar a educação dos surdos?

Ao longo da história, algumas filosofias educacionais ganharam destaque em relação à educação de surdos: “[...] apesar das diferentes opiniões que dividem e subdividem as metodologias específicas ao ensino de surdos, em termos de pressupostos básicos, existem três grandes correntes filosóficas: a do Oralismo, da ...

Qual abordagem é mais indicada para estabelecer plena comunicação do surdo quando com outros surdos?

A abordagem que pode ser adotada é a comunicação total. A comunicação total faz com que haja a inclusão toda dos espectro das variáveis linguísticas, tais como gestor, língua de sinais, a fala além da leitura oro-facial.

O que pessoas com deficiência auditiva podem fazer para melhorar a comunicação?

7 dicas de como melhorar a comunicação com deficientes auditivos

  • Seja expressivo. Quando pensamos em comunicação logo a associamos principal ou exclusivamente à nossa fala e língua, não é? ...
  • Tente a comunicação escrita. ...
  • Use frases curtas. ...
  • Fale de frente para ele. ...
  • Fale devagar. ...
  • Não altere o tom de voz. ...
  • Não fale enquanto estiver mastigando.

Como lidar com pessoas com deficiência auditiva?

Saiba como atender um deficiente auditivo com essas 6 dicas!

  1. Mantenha contato visual com a pessoa com deficiência auditiva. É importante que exista contato visual com a pessoa surda. ...
  2. Tenha cuidado com a iluminação. ...
  3. Seja expressivo. ...
  4. Evite falar muito lentamente. ...
  5. Conheça a Língua Brasileira de Sinais. ...
  6. Conte com o auxílio da tecnologia.

Como funciona o atendimento a pessoas com deficiência auditiva?

Entenda como funciona: O sistema consiste em um equipamento TS (Telefone para Surdos) ligado a computadores nas posições de atendimento, que, ao receber ligações de outro aparelho TS, estabelece comunicação através de mensagens de texto, uma vez que esses equipamentos dispõem de teclado alfa-numérico.

Qual a maneira correta de alfabetizar um deficiente auditivo?

No caso do deficiente auditivo, a alfabetização deve ser de forma mais visual possível, com o uso da linguagem de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e com o acompanhamento de professores especializados. Dependendo do caso, um aparelho auditivo também pode fazer toda diferença nos resultados obtidos.

O que é comunidade surda brasileira?

A comunidade surda refere-se às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Essa comunidade também abrange os familiares dos surdos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas.

O que é a comunidade surda e como funciona?

Entende-se “comunidade surda”, então, como um espaço de trocas simbólicas em que as línguas de sinais, a experiência visual e os artefatos culturais surdos são partilhados entre sujeitos Surdos (e ouvintes) que congregam interesses comuns e projetos coletivos.

O que é a literatura surda?

Literatura surda é a produção de textos literários em sinais, que entende a surdez como presença de algo e não como falta, possibilitando outras representações de surdos, considerando-os como um grupo linguístico e cultural diferente (KARNOPP, 2006, p.

Qual a importância da literatura surda?

A Literatura Visual ou Literatura Surda é importante na formação da identidade e da cultura surda. ... Essa literatura contribui para a aprendizagem dos alunos surdos, no que se refere à sua língua e na sua formação como bilíngue. Estimula a criatividade, a imaginação e a linguagem (Rosa, 2006).

Quando surgiu a literatura surda?

O registro da literatura surda começou a ser possível principalmente a partir do reconhecimento da Libras e do desenvolvimento tecnológico, que possibilitaram formas visuais de registro dos sinais.

O que é literatura surda adaptada?

Para Mourão (2011), as traduções adaptadas, na literatura surda, manifestam em sua adaptação os valores linguístico-culturais do povo surdo, assim como têm a função de empoderar o povo surdo.

Quem criou a escrita de sinais?

Roch-Ambroise Auguste Bébian