O que é?
O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.
Um átomo é a menor unidade de qualquer elemento na tabela periódica. Mas o átomo não é a menor unidade da matéria. Experiências descobriram que cada átomo tem um núcleo minúsculo e denso, cercado por uma nuvem de elétrons ainda menores.
Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino. ... Ao contrário dos prótons, os neutrinos não são como tijolinhos que compõem matéria – e, sim, partículas ejetadas por átomos a partir do interior de estrelas como o Sol.
A menor coisa do mundo é uma partícula chamada quark. Mas, há diversos outros objetos, miniaturas, que de tão pequenos vão te surpreender.
Pense nos prótons e nos nêutrons unidos no centro formando o “sol”, ou núcleo. E os elétrons orbitando esse núcleo, como planetas. Se os átomos já são extremamente pequenos, essas partículas subatômicas são ainda menores. Curiosamente, a primeira partícula a ser descoberta foi a menor de todas – o elétron.
Esse número é justamente a carga de cor. Até o momento já foram observados seis tipos de quarks, também chamados sabores, que são o quark u (up), o quark d (down), o quark s (strange), o quark c (charm), o quark b (bottom) e o quark t (top), [5].