Antes da colonização, habitavam o continente americano os maias, incas, astecas, tupiniquins, tupinambás, guaranis, sioux, apaches e mais uma série de outros povos diversos que foram prejudicados pela prática colonizadora.
Segundo Gamble, os primeiros povos eram Homo erectus, a exemplo dos sítios arqueológicos de Swanscombe, Petralona, Steinheim e Arago. Conforme O crânio Champion, Gamble, Shennan e Whittle, o crânio de Petralona data dentre 160 mil e 240 mil anos, já o crânio de Swanscombie data 326 mil anos atrás.
Os primeiros povos da América já viviam no continente milhares de anos antes da chegada dos exploradores europeus. Esses povos são conhecidos como índios, nativos americanos ou indígenas.
Os primeiros habitantes da América chegaram ao continente há mais de 15 mil anos e vieram da Ásia em três ondas migratórias separadas. ... Quando as ondas migratórias ocorreram, o Estreito de Bering, entre a Ásia e a América, estava congelado, e serviu como ponte entre os dois continentes.
Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva. Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás.
Para os cientistas, a descoberta significa que o homem evoluiu na África há cerca de 200 mil anos e, a partir daí, começou a colonizar o resto do mundo.
Estudo genético indica que ser humano moderno surgiu no sul da África.
Os homens das cavernas estereotipados são tradicionalmente retratados usando roupas do tipo bata, feitas de pele de animal e seguradas por uma alça de ombro de um lado, e carregando grandes porretes com formato cônico. Eles geralmente têm nomes semelhantes a grunhidos, como Ugg e Zog.