Principais artistas do Impressionismo
Monet
- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural; - Valorização da decomposição das cores; - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; - Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
Impressão, nascer do sol
Resposta. Os principais temas do Impressionismo eram a natureza e as paisagens em geral que envolviam desde os salões de festa, o nu artístico e as bailarinas. O maior pintor impressionista foi Claude Monet.
A mudança foi radical. Assim os impressionistas descobriram a luz e sua real incidência sobre os objetos. E o fato que a luz solar muda os objetos, à medida que o tempo passa. Essa luz fuza foi o tema central da pintura impressionista.
Podemos elencar como principal objetivo dos impressionistas a criação de obras espontâneas, que representassem a natureza, e por isso elas eram pintadas ao ar livre, pois o objetivo era obter inspiração direta da natureza.
Neoimpressionismo é um termo criado pelo crítico de arte francês Félix Féneon (1861-1944) em 1886 ao ver a obra Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte, de Georges Seurat, considerado líder do movimento, em uma exposição da Société des Artistes Indépendants (Salon des Indépendants) em Paris.
Aproximadamente em 1874, Claude Monet e outros pintores franceses que geralmente pintavam ao ar livre para melhor observar os efeitos da luz sobre as pessoas, objetos e paisagens, perceberam que as cores da natureza se alteravam constantemente de acordo com a intensidade da luz solar que incidia sobre elas.
O Impressionismo foi um movimento que registrava a observação da luz solar e demonstrava constantes variações de cores na natureza e nos objetos. Teve grandes influências dos movimentos Neoclássico e Romântico que, no contexto da Revolução Francesa, já buscavam um rompimento das tradições acadêmicas na pintura.
Resposta. Geralmente as telas era pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances das luz e da natureza.
O impressionismo foi um movimento no qual se buscava retratar as formas como se elas estivessem sendo refletidas por completo pela luz solar. ... Então, o Impressionismo revolucionou todos os padrões estéticos de arte porque mudou vários aspectos da mesma, influenciando uma série de outros artistas e movimentos diferentes.
Os fatores históricos que influenciaram o desenvolvimento do Impressionismo ou arte impressionista, (tendência artística francesa com ênfase na pintura), foram principalmente, a tensão gerada pela Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), o fim do Segundo Império, de Napoleão III.
Resposta. Ele pintava muitas vezes os mesmos objetos, para ver como ficavam sob a luz de diferentes horas do dia e diferentes épocas do ano. Fez quadros muito famosos, nos quais retratou temas como o nascer do Sol, o próprio jardim de sua casa.
Interessados pela natureza, os impressionistas procuravam captar em suas telas o efêmero e o fugaz da vida ao ar livre.
Resposta. .: Os pintores impressionistas procuraram registrar em suas pinturas as variações da coloração dos objetos conforme o desenvolvimento do tempo, dando ênfase às luzes e cores, procurando retratar a natureza e suas inúmeras paisagens.
Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
Os impressionistas buscavam retratar os objetos através do contraste de cor e luz, onde as próprias pinceladas dos pintores se tornam uma marca de luz e sombra na tela. ... O impressionismo é a técnica pictórica que levou seus artistas a representarem da melhor maneira a impressão visual da realidade.
Começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então. ... A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
Dicas para fazer desenhos impressionistas
A produção das telas dos artistas impressionistas normalmente ocorria ao ar livre, para que ocorresse a captura das tonalidades que os objetos refletiam na luz do sol.
A luz e o movimento ultilizando pincelas soltas torna-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza. ... As cenas pintadas são, em grande parte, apenas as que são observadas pelo próprio pintor.
Os impressionistas, como Monet, evitam pintar de memória. Apesar da névoa encontramos representados, elementos do porto, como guindastes e navios. Os reflexos mostram o movimento das águas, que estão crispadas. A composição de “Impressão – Nascer do Sol”, plana e bidimensional, é influenciada pela arte japonesa.
Claude Monet
Em “Impressão – Nascer do Sol”, as pinceladas são rápidas, pois a luz muda depressa e a referência visual perde-se. Os impressionistas, como Monet, evitam pintar de memória. Apesar da névoa encontramos representados, elementos do porto, como guindastes e navios.
Claude Monet