O Que Comprovante De Recebimento?

O que comprovante de recebimento

Para relatar conduta inapropriada, violações às legislações vigentes ou aos princípios estabelecidos em nosso Código de Ética e Conduta, conflito de interesses, suspeita de irregularidades em processos contábeis, financeiros, governança corporativa, ou processos de outras naturezas: clique aqui

Qual a importância do recibo de pagamento?

Fica claro que o recibo não pode substituir a nota fiscal quando se trata de comércio de bens: é necessária a emissão da nota para dar posse do produto. O que tem valor similar à nota fiscal, para casos de varejo, é o cupom fiscal. Este instrumento é similar à nota fiscal, embora não identifique o cliente – e portanto tenha menor valor para os casos de transportes. E é justamente por isso que as empresas de comércio eletrônico emitem nota fiscal para envio da mercadoria para você. 

Além de informar o valor da transação e comprovar pagamento, ele também é útil para assegurar a garantia do produto ou serviço que foi adquirido, ou seja, caso haja algum problema, a transação financeira pode ser comprovada.

Você pode achar meio confuso e pensar que o recibo de pagamento e a nota fiscal são um único documento, contudo, tenha muita atenção, eles são distintos, apesar de tratarem de formas de comprovação de um pagamento. 

legal

legal

Os únicos autorizados a utilizar apenas recibos são profissionais liberais, autônomos, MEIs (desde que não vendam para pessoa jurídica) e pessoas físicas, dependendo da legislação do estado ou município.

E quem pode auxiliá-lo na emissão de notas fiscais com qualidade e segurança, liberando você das atividades rotineiras? Com base nesse tipo de necessidade, nasceu a  Contabilizei Experts. São assessores no seu segmento e especialistas em gestão financeira, contábil e administrativa dedicados à gestão de pequenos e micro negócios, dando suporte técnico ao empreendedor, seja ele autônomo ou profissional liberal.

Com ela, você consegue agilizar a emissão de recibos em um clique após cada recebimento de receita, sem precisar lidar com talões e arquivos.

Mural de recursos para o empreendedor

É importante frisar que, seguindo essas orientações, tanto você quanto a sua empresa e os seus clientes estarão mais seguros e livres de qualquer preocupação relacionada às transações realizadas.

É muito importante ter esse documento, já que por meio dele é possível haver uma comprovação de que o pagamento foi realizado, tendo validade, mesmo os que são elaborados de formas mais simples. 

Profissionais liberais, por exemplo, podem dar recibos dos valores pagos pelos seus clientes como forma válida de acerto. Esses documentos, quando utilizados para finalidade contábil, devem ser mantidos pelo profissional para declaração correta junto à Receita Federal. 

Assine nossa newsletter

Ele serve para comprovar pagamentos e recebimentos entre pessoas físicas ou jurídicas, ajudando você a manter a gestão financeira e contábil organizada.

No caso, o recibo de pagamento é usado para comprovar a realização de uma transação financeira, atestando que um determinado valor foi pago por um produto ou serviço.

Além do recibo comum, você também pode emitir o Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) para contratar os serviços de profissionais autônomos sem vínculos trabalhistas.

divulgue o novücard

Toda pessoa jurídica é obrigada a emitir nota fiscal nas vendas de produtos e serviços, com exceção do microempreendedor individual (MEI).

Para relatar conduta inapropriada, irregularidades em processos contábeis, financeiros, contratuais ou de procedimentos: clique aqui

Quem trabalha com vendas de grande volume precisará de um software ou equipamento que permita emitir rapidamente o documento, mas quem trabalha com serviços e não tem necessidade de emissão tão ágil pode utilizar serviços disponibilizados online com facilidade. Muitas prefeituras oferecem, de forma pública, o emissor de nota fiscal para serviços. Informe-se sobre como emitir nota fiscal, conforme o tipo de documento necessário. 

Quem assina o recibo de pagamento?

Eu, (nome do(a) credor(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), recebi de (nome do(a) devedor(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), nesta data, a importância de R$ X.XXX,XX (valor por extenso), referente ao pagamento de (especifique o que está sendo pago, incluindo o número da parcela, se for o caso).

O valor foi pago por (nome completo do pagador), nacionalidade, profissão, estado civil, inscrito sob o CPF nº…. (preencha informando os dados do pagador)

Como se assina um recibo?

Como fazer um recibo correto?

  1. Dê um título ao documento. Coloque um título no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.
  2. Narre o recebimento. ...
  3. Tome cuidado com os valores. ...
  4. Deixe espaço para local, data e assinatura.

Quanto tempo vale um DUT preenchido?

Martins, informa ao usuário que o recibo de compra e venda, após preenchido e reconhecido firma da assinatura, tem 30 dias de validade para que seja feita a transferência. O não cumprimento da mesma implica nas penalidades impostas pelo art. 233 do Código de Trânsito Brasileiro.

Quanto tempo demora segunda via DUT?

Não demora muito para tirar essa segunda via, o processo é bem simples e não há problemas em circular com o veículo sem o DUT tirado, o que pode te dar um tempo de economizar até ter o dinheiro para tirar a segunda via.

Como fazer a comunicação de venda de um veículo?

Para realizar o comunicado, você pode ir a uma unidade do Detran ou entrar no site. Pela internet basta se cadastrar e fazer o login no menu “Serviços Eletrônicos”, na opção “Solicitação de Comunicação de Venda”, digitar o número do Renavam e a placa do veículo.