Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gestação é considerada dentro do prazo até a semana 42, mas, à medida que se superam as 41 semanas, o risco para o feto aumenta exponencialmente. “Uma das problemáticas que temos é até quando temos que manter uma conduta de espera com a gestante.
2A duração de uma gestação é de 40 semanas, ou 280 aproximadamente. Isso porque varia de gestação pra gestação. O ideal é que o bebê nasça entre as 37 e 42 semanas.
A hora certa do bebê nascer Pontualidade é a palavra de ordem para um nascimento seguro e saudável: entre 37 e 42 semanas de gestação, mas, preferencialmente, de 39 a 40 semanas e seis dias, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
A alteração que teve segundo American College of Obstetricians and gynecologists and the Society for Maternal-Fetal (2013) é que a gestação a termo não é considerada a partir de 38 semanas, mas sim a partir de 39 semanas (8).
A placenta pode parar de funcionar corretamente, ocasionando a diminuição de oxigênio e nutrientes de que o bebê precisa. Portanto, se passar da data prevista para o parto, podem haver complicações para o bebê. Mas a verdade é que o atraso do parto acontece com certa frequência.
Entre as consequências mais comuns estão as sequelas motoras ou distúrbios de fala permanentes, demências, perda de funções, perda da visão, perda de memória. Entre as sequelas mais graves está o coma vigil, no qual o cérebro pode passar anos sem responder a estímulos.