Quais Os Fatores Desencadeantes Para Colecistite?

Quais os fatores desencadeantes para colecistite

A colecistite é a inflamação da vesícula biliar, causada principalmente por pedras na vesícula, levando ao surgimento de sintomas como dor em cólica do lado direito da barriga, náuseas, vômitos, febre ou sensibilidade à palpação do abdome.

Manejo

A dor no abdômen causada pela colecistite, também pode irradiar para o ombro direito ou costas, ou ainda começar acima do umbigo e só depois se deslocar para a parte superior direita do abdome.

O mais indicado é que a retirada da vesícula seja feita por laparoscopia, um procedimento menos invasivo, uma vez que as incisões são pequenas, deixam cicatrizes menores, a necessidade de internação hospitalar dura pouco e a recuperação é mais rápida. Após a remoção da vesícula doente, a bile passará a fluir diretamente do fígado para o intestino delgado, sem que haja prejuízo para o funcionamento do sistema digestório.

Chefes da Equipe de RevisпїЅo:

Chefes da Equipe de RevisпїЅo:

Após a cirurgia de remoção da vesícula biliar, a pessoa pode viver e alimentar-se normalmente. O fígado continuará produzindo a bile, que será levada diretamente para o intestino delgado a fim de cumprir suas funções na digestão dos lipídeos.

Os fluidos são aplicados diretamente na veia devido à restrição para comer ou beber, é necessário manter a hidratação do organismo. Além disso, junto com os fluidos, pode-se aplicar remédios para controlar a inflamação e a dor.

A vesícula fica distendida e avermelhada com um exsudato seroso. O seu lúmen por vezes contém pus ou gases. Microscopicamente falando, há aumento de espessura da parede da vesícula biliar, edema, congestão vascular e infiltrado inflamatório de neutrófilos.

Conjuntivite

Os sintomas sГЈo semelhantes aos da colecistite litiГЎsica, mas o tratamento Г© mais difГ­cil e com piores chances de cura, jГЎ que normalmente acontece em pessoas gravemente doentes.

A principal causa da colecistite é a formação de cálculos biliares (colelitíase) que bloqueiam o duto cístico, impedindo que a bile saia da vesícula biliar e alcance o duodeno, onde se processa a emulsificação das gorduras. Esse acúmulo de bile dentro da vesícula biliar favorece o aparecimento de inchaço e aumenta o risco de infecção bacteriana.

Quais são os principais sinais e sintomas da colecistite?

Quais são os principais sinais e sintomas da colecistite?

Em geral, o tratamento da colecistite aguda é cirúrgico (colecistectomia) e pressupõe a remoção completa da vesícula biliar, mesmo para os pacientes assintomáticos. Esse é o recurso de que dispomos, por enquanto, para evitar complicações mais graves. O pré-operatório pode incluir um período de jejum rigoroso para dar descanso à vesícula particularmente e ao organismo como um todo. Líquidos e fluidos para prevenir a desidratação são administrados por via intravenosa. Eles servem também de veículo para aplicação de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, quando necessários.

O colesterol é um fator importante na formação de cálculos biliares e assim da colecistite. Uma alimentação com menor consumo de colesterol e rica em fibras pode auxiliar na prevenção da colecistite.

Ao mesmo tempo, sГЈo administrados antibiГіticos para impedir que a vesГ­cula fique infectada. ApГіs o quadro estar mais estГЎvel, a cirurgia para retirar a vesГ­cula jГЎ pode ser feita.

Conecte-se

As informações veiculadas neste texto foram extraídas em parte dos sites da da Mayo Clinic, American Gastroenterological Association e American College of Gastroenterology.

A colecistite pode levar a um quadro de pancreatite aguda, porque a bile normalmente armazenada na vesícula pode refluir se um cálculo na parte terminal dos ductos excretores impedir a sua passagem, ativando as enzimas pancreáticas digestivas, degradando o pâncreas e causando pancreatite.

Quem Г© intolerante Г  lactose precisa cortar o leite?

Embora não se tenha encontrado, ainda, um jeito de inibir completamente a formação de cálculos biliares, algumas medidas bastante simples podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvê-los. Veja:

1) evite que alimentos ricos em gorduras saturadas e colesterol constem do cardápio diário; 2) faça refeições menores, em horários regulares e mais frequentes); 3) pratique exercícios físicos com regularidade; 4) mantenha o peso ideal para sua idade e altura; 5) não fume nem exagere na ingestão de álcool.

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge

O que causa a colecistite aguda?

A inflamação aguda da vesícula biliar pode acontecer por meio de 2 mecanismos: Colecistite litiásica ou calculosa: é a principal causa de colecistite e é mais frequente em mulheres de meia idade. Acontece quando uma pedra, também chamada de cálculo, causa a obstrução do ducto que faz o esvaziamento da bile.

O que Г© uma colecistite aguda?

A complicação mais comum dos cálculos de vesicular biliar é a colecistite aguda. Quando um cálculo impacta no ducto cístico causando obstrução, ocorre um processo inflamatório agudo neste pequeno órgão.

O que Г© colecistite AlitiГЎsica?

A colecistite alitiásica aguda (CAA) trata-se de uma inflamação da vesícula biliar sem a evidência de cálculos biliares. É estimado que ocorra em 2-15% de todos os casos de cole- cistite aguda e geralmente se associa a condições de saúde críticas, como pós-operatório, trauma recente grave e queimaduras.

Qual Exame de sangue detecta pedra na vesГ­cula?

Não existe um exame de sangue que detecte colelitíase (cálculo na vesícula biliar). O exame mais simples e com alto poder de detecção é o USG de vias biliares.

Qual Г© o sintoma de cГўncer na vesГ­cula?

Grande parte das pessoas com cГўncer de vesГ­cula biliar apresenta dor abdominal quando diagnosticadas....Outros sintomas menos comuns incluem:

  • Perda de apetite.
  • Perda de peso.
  • InchaГ§o abdominal.
  • Febre.
  • Prurido intenso.
  • Fezes claras.
  • Urina escura.

O que Г© vesГ­cula na gravidez?

A vesícula vitelina, também conhecida como saco vitelino, é uma pequena estrutura que se forma na parte externa do embrião durante o início da gravidez. Ela tem diversas funções importantes durante o período embrionário, principalmente para a formação do futuro bebê.

O que provoca gravidez Anembrionaria?

A gravidez anembrionГЎria acontece quando o Гіvulo fertilizado se implanta no Гєtero da mulher, mas nГЈo desenvolve um embriГЈo, gerando um saco gestacional vazio. Г‰ considerada uma das principais causas de aborto espontГўneo durante o primeiro trimestre, porГ©m nГЈo Г© comum de acontecer.

Г‰ normal ter duas gravidez Anembrionaria?

Pode acontecer duas vezes? Sim. Embora seja raro, é possível que uma mulher tenha mais de uma gravidez anembrionária. Nesses casos, se o desejo for de engravidar, pode-se fazer exames para detectar quais são as dificuldades que impedem a concepção.