As causas mais frequentes de falha no tratamento oral com ferro, ou sua refratariedade, são: continuidade da perda de sangue por falha na identificação de sangramento e/ou de distúrbio de absorção de ferro; medicação usada inadequadamente – baixa adesão ao tratamento devido aos EA gastrointestinais e/ou dose inadequada ...
O fator intrínseco (AO 1945: factor intrínseco) é uma glicoproteína produzida pelas células parietais do estômago. É necessário para a absorção de Vitamina B12 no íleo terminal.
Uma das principais causas de deficiência de vitamina B12 é a anemia perniciosa, na qual há uma deficiência na produção de uma substância essencial para a absorção da vitamina B12 pelo intestino.
Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.
A melhor maneira de sabermos como está a nossa vitamina B12 é fazer um exame de sangue simples para B12. Os valores de referência variam de 200 a 900 pg/mL, considerado como faixa de normalidade padrão.
Vitamina B12 e folato são pedidos principalmente para diagnosticar a causa de uma anemia macrocítica detectada em um hemograma. São realizados também junto com outros exames para avaliar a saúde geral e o estado nutricional de um paciente com sinais de desnutrição ou de má absorção.
O exame mais comum para identificar os níveis de vitamina B12 no organismo é o que mede a sua presença no sangue. Considera-se como valores normais a presença de 200 a 900 pg/ml dessa substância no organismo.