Uma vértebra típica é formada por corpo, arco e processos vertebrais. O corpo é a parte da vértebra que suporta o peso e é constituído por osso esponjoso, apresentando nas bordas osso compacto.
A cervical é a parte da coluna vertebral que ocupa a região do pescoço e se estende até a região do tórax. Esta região é composta por 7 vértebras, sendo a primeira o atlas, a segunda o áxis e as demais C3 a C7 (esta última chamada também de proeminente).
As duas primeiras vértebras cervicais, atlas e áxis, são atípicas, pois não possuem corpo vertebral e a última cervical (C7) é chamada vértebra proeminente, visto que sua apófise posterior é facilmente visível na superfície inferior da nuca.
Atlas
Em número de sete, são as menores vértebras, e as de maior mobilidade, pela necessidade de movimentação da cabeça. Caracterizam-se pelo grande forame oval, presença de forame transverso e processo espinho bífido. As vértebras C1 e C2 recebem nomenclaturas especiais: atlas e áxis, respectivamente.
As vértebras ficam empilhadas umas sobre as outras, formando assim a coluna vertebral. As menores são as cervicais, seguidas pelas torácicas que têm tamanho mediano. Enquanto que as vértebras lombares, localizadas na parte inferior da coluna, são as maiores.
Existem 5 vértebras lombares (chamadas de L1 a L5) em seres humanos adultos, e elas se situam sob as vértebras torácicas.
Vértebras que possuem Processo Espinhoso A partir da vértebra C3 até a vértebra C6 existe Processo Espinhoso Bifurcado ou Bífido, e a partir da vértebra C7 até a L5 o mesmo deixa de ser bifurcado.
Coluna lombar (L1 a L5) – região da cintura Na região baixa, você vai encontrar a coluna lombar com suas cinco vértebras lombares, que são chamadas de Lombar 1 (L1)1, L2 até a Lombar 5 (L5).
Coluna Lombar Já a Coluna Lombar (L1 a L5) começa na parte inferior da coluna vertebral, exatamente abaixo das regiões torácica e cervical e logo acima do sacro.
Vértebra L2 - Vertebra LII.
Coluna vertebral. As vértebras lombares são os maiores segmentos da porção móvel da coluna vertebral. No ser humano, encontram-se cinco vértebras lombares, nomeadas de L1 até L5, compondo, assim, a região lombar. Estão localizadas após a região torácica e antes do sacro.
A coluna torácica é a região mais longa da coluna e também é a mais complexa. Conectando-se à coluna cervical acima e à coluna lombar abaixo, a coluna torácica corre da base do pescoço até o abdômen. É a única região da coluna vertebral ligada à caixa torácica.
A coluna, por si só, apresenta curvaturas normais que consistem em curvatura convexa anterior no pescoço (região cervical), convexa posterior na coluna superior (região torácica), convexa anterior (região lombar) e levemente convexa posterior na região sacral.
Resposta. As fisiológicas são: cifose torácica e sacral e lordose cervical e lombar. E as patológicas são: hiperlordoses e hipercifoses e hipolordoses e hipocifoses.
Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente). ...
A coluna vertebral é dividida em segmentos que contém vértebras:
A coluna vertebral realiza movimentos de flexão e extensão no plano sagital, lateralização à direita e lateralização à esquerda no plano coronal e rotação ou circundução no plano longitudinal. A função primária da coluna vertebral é dotar o corpo de rigidez longitudinal, permitindo movimento entre suas partes.