E para saber mais em como montar e o que usar na irrigação de jardim, continue lendo.
Métodos de irrigação para a cultura do milho
Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia.
Assim, havendo uma distância entre as filas de milho igual a 75 cm é conveniente instalar os tubos gotejadores a cada 150 cm. Na presença de filas duplas é sempre recomendável colocar uma linha de tubo gotejador para cada binário.
O espaçamento utilizado tradicionalmente pelos produtores era o de 80 cm a 90 cm entre linhas. Contudo, desde a última década, vem sendo cada vez mais adotado o espaçamento reduzido. Isso é, plantio deve ser feito com 45 cm a 50 cm entre linhas.
Como plantar milho verde
Colheita. Antes de tudo, a colheita do milho acontece entre 4 e 6 meses após o plantio, sendo que as espigas ficam maduras 50 dias depois da floração. No entanto, é importante ressaltar que esse processo vai depender da maneira como o plantio foi realizado bem como a espécie do milho e as condições climáticas da região ...
O plantio de milho é feito tanto na chamada "safrinha" quanto na safra principal (ou seja, a safra de verão).
fósforo e o potássio (com fórmulas NPK e S), passou a ser amplamente adotada nas regiões tradicionais de milho safrinha, para evitar as incertezas acerca da suficiência da umidade no solo para o aproveitamento dos fertilizantes de cobertura (DUARTE; CANTARELLA, 2005).
A figura acima nos mostra que, entre V3 e V4 (aproximadamente 30 dias após a semeadura), a planta de milho aumenta exponencialmente a absorção de nutrientes. Por isso, a importância de se programar para a adubação de cobertura e garantir que o fertilizante esteja disponível para a cultura quando ela mais necessita.
Sua aplicação deve ser feita no sulco de plantio ou em cobertura a lanço em pré-plantio. É importante esse nutriente estar disponível desde os primeiros estádios de desenvolvimento do milho, portanto, a aplicação deve ser feita em pré-plantio ou pós-plantio cedo.
Em culturas anuais como feijão, soja e milho, a adubação de cobertura é feita com o auxílio de tratores e adubadeiras. Ele é depositado ao lado da planta, nas linhas de plantio. Em casos de pequenos plantios, essa adubação pode ser feita manualmente, seguindo os mesmos critérios das grandes plantações.
As fórmulas de sulfato e amônio que contêm enxofre ou nitrato e amônio por serem menos susceptíveis àsperdas de nitrogênio por volatilização, são as mais indicadas para a adubação em cobertura.
300 quilos
Adubação de manutenção Quando a irrigação é utilizada, recomenda-se aplicar mais 100 kg/ha/ano de nitrogênio. Entretanto, para que se consiga racionalizar a quantidade de adubo a ser aplicada, recomenda-se fazer a amostragem do solo. Esta deverá ser feita entre os meses de abril e maio.