O manto é a segunda camada da Terra, localizado entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.
A litosfera, formada pela crosta terrestre e manto superior, tem pelo menos 70 quilômetros de espessura logo abaixo os continentes e quase 10 quilômetros na parte abaixo dos oceânicos. ... A Descontinuidade de Gutenberg divide a região do manto e do núcleo.
A descontinuidade de Gutenberg (ou descontinuidade de Wiechert-Gutenberg), localiza-se a uma profundidade aproximada de 2900 km, é uma zona de separação de camadas da Terra, separando o manto do núcleo.
Estudos a partir de ondas sísmicas sugerem que o núcleo interno gire a uma velocidade superior à rotação terrestre, o que indica que, no passado, o nosso planeta girava mais rápido.
O interior da Terra, assim como o interior de outros planetas telúricos, é dividido por critérios químicos em: uma camada externa crosta de silício; um manto altamente viscoso; um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida.
Os cientistas estudam o interior da terra com a utilização de alguns métodos, são eles: geologia e geofísica. A geologia estuda o solo e a geofísica o interior da terra. Os dois métodos podem utilizar procedimentos diretos ou indiretos.