O fenômeno da aderência envolve dois aspectos: o mecanismo de transferência de força da barra de aço para o concreto adjacente e a capacidade do concreto resistir a essa força. ... A aderência é dividida em três diferentes parcelas: por adesão, por atrito e mecânica.
Ancoragem é a fixação da barra no concreto, para que ela possa ser interrompida. Na ancoragem por aderência, deve ser previsto um comprimento suficiente para que o esforço da barra (de tração ou de compressão) seja transferido para o concreto. ... Isto também é possível graças à aderência entre o aço e o concreto.
A decalagem (ou deslocamento - a ) do diagrama de forças RSd (MSd / z) deve ser feita para compatibilizar o valor da força atuante na armadura tracionada, determinada no banzo tracionado da treliça de Ritter-Mörsch, com o valor da força determinada segundo o diagrama de momentos fletores de cálculo.
As armaduras de fretagem são utilizadas para combater os esforços de tração existentes no elemento estrutural devido à aplicação da protensão.
Quando as tensões de confinamento são grandes o suficiente para prevenir o fendilhamento do cobrimento de concreto, a ruptura da aderência ocorre pelo arrancamento da barra, modificando o mecanismo de transferência de força de apoio das saliências no concreto para forças de atrito, em função da resistência ao ...
Permitir ancoragem integral Esta situação ocorrerá apenas quando a largura de apoio for muito pequena (menor que o mínimo normativo), portanto recomenda-se deixar esta configuração desmarcada e aumentar a largura dos apoios que resultarem em erro por este critério.
Comprimento básico de ancoragem Para isso, vamos calcular inicialmente a tensão média de aderência entre o aço e o concreto. Como no caso estamos utilizando barras de CA-50 com diâmetro inferior a 32 mm, utilizaremos η 1 = 2 , 25 \mathrm{\eta_1 = 2,25} η1=2,25 e η 3 = 1 , 0 \mathrm{\eta_3 = 1,0} η3=1,0.
do aço é sempre o da maior barra. Como exemplo, imagine uma barra de 12.
Analisando o item 17.
Nem todo o ferro composto em uma estrutura de concreto armado tem a função estrutural. Podemos citar, por exemplo, a armadura de pele, a qual tem a função somente de minimizar a fissuração no banzo tracionado, aumentando consequentemente a durabilidade da peça, porém sem interferir na capacidade de resistência da viga.
Normalmente, ela é empregada para se conseguir uma seção sub-armada sem alterar as dimensões da seção transversal. A armadura comprimida A's introduz uma parcela adicional na resultante de compressão permitindo, assim, aumentar a resistência da seção.
32.
Definem-se vigas com armadura simples, ou simplesmente armada, aquelas em que as barras de aço (As) são colocadas somente no banzo tracionado, sendo que na região comprimida cabe exclusivamente ao concreto equilibrar as resultantes de compressão (Rcc).
A utilização da armadura dupla se faz necessária nos casos em que se deseja evitar o domínio 4 e não podemos aumentar a altura da seção devido às restrições arquitetônicas. Sendo: Asc = armadura comprimida; Ast = armadura tracionada; Md = momento de cálculo atuante; x = posição da linha neutra.
fyd = tensão de escoamento simplificada do aço. Pode variar conforme o aço usado (CA-25, fyd=25; CA-50A, fyd=50, e assim por diante).
Armadura constituída por varões de aço dispostos paralelamente à superfície de um elemento estrutural, segundo o seu eixo longitudinal. Este tipo de armadura é frequentemente usada em vigas para resistir aos momentos fletores.
Conclusão. Em resumo: Armação positiva responde aos momentos fletores positivos. Armação negativa tem a função de responder os momentos fletores negativos.
Armadura negativa : também chamada de negativo, é a armadura situada na parte superior das lajes e vigas, responsável por resistir à tração proveniente dos momentos negativos; ... Armadura transversal : peças paralelas, dispostas no sentido da menor dimensão do elemento estrutural.
Ferragem posicionada na parte superior da laje. Sua função é fazer a ligação entre lajes e vigas proporcionando rigidez e monoliticidade ao conjunto dos elementos estruturais. Serve também para combater as fissuras, evitando assim sua oxidação, que leva a processos de corrosão.
A armadura é composta por armadura longitudinal, resistente às tensões de tração provenientes da flexão, e armadura transversal, dimensionada para resistir aos esforços cortantes, composta por estribos verticais no lado esquerdo da viga e estribos e barras dobradas no lado direito da viga.
Estes métodos, em geral, definem como quantificar a armadura necessária para equilibrar os esforços de tração e verificar se a compressão no concreto atende ao limite de resistência. Para os casos em que a compressão na chapa é excessiva, uma das soluções possíveis seria a adoção de armaduras que funcionam comprimidas.
Em pequenas construções como casas o tipo de ferro ou aço mais comuns são em barras com medidas de 3/8, 1/4, 5/16, entre outras. São barras finas e outras mais grossas usadas para criar as colunas que darão sustentação à casa ou muro. Elas são usadas também no meio da parede para dar firmeza à mesma.