Significado de Termogênese substantivo feminino [Fisiologia] Desenvolvimento contínuo e regular do calor nos seres vivos.
O termo termogênese corresponde à energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos. A termogênese é um mecanismo do organismo para manter a temperatura corporal regulada (homeotermia).
Um dos métodos da termorregulação é a dilatação dos vasos sanguíneos cutâneos para que haja um remanejamento do débito cardíaco para a periferia. Desta forma, devido ao fluxo sanguíneo, há um aumento da temperatura cutânea permitindo assim que o calor seja eliminado por radiação e convecção para o ambiente.
Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C.
Os termômetros são muito úteis em fornos, refrigeradores, ferros de passar roupa e saunas onde, normalmente, o controle de temperatura é feito por dispositivos chamados termostatos. Na preparação dos alimentos, uma maneira de controlar a temperatura é pela própria água em que os alimentos são cozidos.
É considerado febre quando a temperatura na axila é superior a 38ºC, já que temperaturas entre os 37,5º e os 38ºC podem ser facilmente atingidas, especialmente quando está muito calor ou quando a pessoa tem muitas camadas de roupa vestida, por exemplo.
Nesse momento, o corpo reage com calafrios, contrações musculares e alteração dos batimentos cardíacos, porque está lutando para se manter aquecido. Esse é o motivo do mal estar causado pela febre.
Os calafrios são mecanismos naturais do corpo para gerar calor quando se sente frio. Quando o corpo não está exposto a um ambiente particularmente frio, costumam indicar a presença de febre. “Nem toda febre irá cursar com calafrios.
Sentimos frio porque quando estamos com febre perdemos calor muito rapidamente para o meio. Podemos verificar se alguém está com febre olhando sua temperatura corporal com um termômetro. Se a sua temperatura for maior que 37,5°C é considerado febre.
Sim, há pessoas de tal maneira friorentas que até mesmo nos dias quentes de verão sentem frio, não extremamente, mas o suficiente para não estarem confortáveis. Segundo Aisling Hollick, do serviço de saúde online babylonhealth.com, estar sempre com frio pode não ser defeito, nem tão pouco feitio.
12 truques para driblar o calor (sem ar condicionado)