EQST

Pode Começar A Frase Com Se?

Pode começar a frase com se? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Pode começar a frase com se?

É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência. ... Essa inversão só pode ser feita se a frase tiver alguma palavra atrativa antes do verbo: Ex.: Alguém se livre…

Quem são os pronomes oblíquos?

Gramática. Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).

Porque atrai o pronome?

Obs.: se o porque for substituível pela palavra que (caso em que será explicativo), não atrairá o pronome. Exemplo: Fique quieta já, porque (que) chamaram-na de desequilibrada; Pronomes relativos (que, quem, o qual, a qual, quanto, onde, etc.). Exemplos: Onde se estabeleceu a desordem?; Eis a moça a quem me dirigi.

Quais são as palavras atrativas?

Em próclise: pronome colocado antes do verbo; Em ênclise: pronome colocado depois do verbo; Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

Quando é uma palavra atrativa?

b) Se houver palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.

O que é palavra atrativa em português?

palavras e expressões que exigem que o pronome seja colocado antes do verbo. Nasce, assim, o uso obrigatório da próclise graças às palavras atrativas (confira a lista de palavras atrativas ao final do texto). Exemplos: Não se faz isso. Aqui se canta, lá se chora.

Quando lhe entregarem as provas corrijam as imediatamente?

Resposta: Alternativa E. Explicação: Quando lhes entregarem as provas, corrijam-nas imediatamente.