Causas das queimadas
Já as consequências a longo prazo estão relacionadas com os ecossistemas. As queimadas aumentam os níveis de poluição, o que pode ser diminuído com a presença de árvores. Mas com as árvores queimadas, a poluição cresce, o que afeta não só a região pantaneira, mas várias outras adjacentes.
Causas dos incêndios Ocorre o verão, com grandes chuvas, tempo úmido e inundação das planícies. A outra estação, o inverno, tem poucas chuvas, a umidade do ar fica muito baixa e o clima extremamente seco. ... Neste ano, o clima registrado foi ainda mais seco que o de costume, assim como o nível de chuvas muito abaixo.
Desmatamento e manejo inadequado de terras para agropecuária, ambos causadores de erosões e sedimentação de rios. Barragens feita para a construção de hidrelétricas, que alteram o regime hídrico natural.
Principais ameaças
O assoreamento do rio Taquari constitui, hoje, o principal problema do Pantanal e de Mato Grosso do Sul, com inundações quase permanentes de uma área aproximada de 11.
Uma alternativa para os próximos anos, acrescenta, é a técnica de fogo controlado, já utilizada antes, para impedir que esses grandes incêndios saiam do controle. As florestas são enormes campos de material combustível, como folhas secas, madeiras e arbustos.
5 soluções para acabar com o desmatamento da Amazônia
Geralmente as queimadas são realizadas em áreas agrícolas, de pecuária e silvicultura. Muitas vezes são realizadas por produtores, sem acompanhamento técnico, por acreditarem que essa queimada aumentaria a fertilidade do solo, assim como para limpeza de pastos e eliminação de restos vegetais.
As soluções para o desmatamento em nível global e regional devem estar concentradas na possibilidade de diminuir-se o volume desmatado, preservar-se a biodiversidade e garantir-se condições de vida adequadas para a população.