Articulações do ombro
trapézio, que eleva o ombro; deltóide, que eleva lateralmente o braço; grande dorsal, que puxa o braço para baixo. O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).
Este grupo consiste em 4 músculos: o supraespinhal, o infraespinhal, o redondo menor e o subescapular.
O ombro é composto por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral. Conheça abaixo como cada uma delas atua.
A coifa dos rotadores é um grupo de quatro músculos que puxam o úmero para a escápula. Os músculos da coifa dos rotadores estabilizam a articulação glenoumeral e ajudam na rotação do braço. Duas estruturas parecidas com bolsas chamadas bursas também estão localizadas no ombro.
Os três ligamentos glenoumerais reforçam a cápsula, impedem o deslocamento anterior da cabeça do úmero e ficam retesados quando o ombro faz rotação lateral.
Os ligamentos são estruturas resistentes, entretanto, pouco elásticas, formadas por tecidos conjuntivos fibrosos esbranquiçados (presença de colágeno), os quais possuem a função de unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como ...
Os ligamentos do joelho servem para dar estabilidade a esta articulação, assim, quando um dos ligamentos está rompido ou comprometido, o joelho fica instável e causa muita dor. Na maioria das vezes, uma lesão nos ligamentos do joelho é causada por um grande esforço repentino.
A maior parte dos pacientes tem a sensação de dor e edema - inchaço. Pode haver falseio e insegurança especialmente quando tentam mudar de direção. O joelho pode dar a impressão de deslizar. A dor e o inchaço moderado do trauma inicial geralmente desaparecem de duas a quatro semanas, mas o joelho permanece instável.
A ruptura do ligamento cruzado pode ser diagnosticada externamente pelo médico com base nas queixas relacionadas ao joelho. Vários testes podem indicar se a marcha está insegura (o que caracteriza uma ruptura do ligamento cruzado), se as articulações falseiam e se o joelho está instável.
A pessoa com lesão sente a articulação falhar em situações como subir escada e correr. Outra queixa muito comum é falta de confiança nas “divididas” de bola em um jogo de futebol. Essa instabilidade pode gerar desgaste na articulação a longo prazo, e por isso ela é preocupante.
Tratamento da Entorse de Tornozelo
Sintomas de entorse de tornozelo