Ocorre com mais frequência nos casos de cordão umbilical muito espesso (grosso), limpeza pouco frequente ou que não chegava a base do cordão umbilical, cistos de umbilicais, além da manutenção de umidade no local ou traumas frequentes pela fralda.
O coto umbilical necessita de cuidados e vigilância, antes e depois de cair, pois se não forem feitos esses cuidados pode acumular bactérias, favorecendo o surgimento de infecções e inflamações. Além disso, o tempo para cair o coto umbilical pode demorar até 15 dias, no entanto, é diferente para cada bebê.
Fazer uma dobra na fralda abaixo do coto umbilical....
A presença de secreção, alteração de odor ou vermelhidão na pele próxima ao coto é um sinal de alerta e, se isso acontecer, procure o pediatra. Em alguns casos, após a queda do coto, o tecido local fica granuloso.
Massageie o bebê, fazendo movimentos circulares na sua barriga. Outra dica é colocar uma bolsa de água térmica (morna, porque a pele dos bebês é bem sensível) ou uma fralda quente (passada a ferro) no abdômen do pequeno.
O que fazer? Normalmente nada. É uma situação que se resolve com o passar do tempo. Mas para os bebês que estão muito desconfortáveis, recomendamos massagens abdominais e estímulo retal com cotonete.
Esse período se dá normalmente entre os 15 dias e 90 dias de vida. Choro de fome, frio, calor, molhados ou assustados é normal também entre estes dias, porém o choro de cólicas é característico, o bebê se espreme, fica vermelhinho, bastante irritado e tende a durar até três horas seguidas.
COMO ALIVIAR AS CÓLICAS *Dê colo e carinho para o bebê na hora do choro. *Deite-o de bruços e embale-o nos braços. *Coloque a barriguinha dele em contato com o seu abdome: calor e aconchego ao mesmo tempo são imbatíveis! *Esquente um pano a ferro ou opte por bolsa de água quente.
Deite-o de barriga para cima, carregue-o de modo que permaneça na posição vertical, em seguida, deite-o novamente, mas de bruços, carregue-o novamente descansando a cabecinha dele no seu cotovelo a fim de colocá-lo em diferentes posições. O movimento também ajudará a expelir os gases.
Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:
“O consumo de alguns alimentos durante a gravidez – geralmente os que provocam gases como leite, chocolate, brócolis, couve-flor, cebola, feijão, entre outros – podem predispor o bebê a ter cólicas”, afirma.