Importância do registro e da documentação pedagógica A documentação pedagógica ajuda a contar a história pedagógica de aprendizagem dos alunos. Por meio dela, o protagonismo e o desenvolvimento dos estudantes são narrados e complementados à luz das reflexões do professor.
O ato de documentar graficamente nossas experiências e práticas, além de possibilitar o exercício da reflexão e do pensamento crítico, também pode auxiliar o professor no desenvolvimento de competências essenciais para o exercício do magistério, como: concentração, memorização, organização, planejamento, aumento do ...
A documentação oportuniza para as crianças relembrar o que foi vivido para consolidar as aprendizagens e relacioná-las com outros conhecimentos construídos, é uma maneira de conhecer e reconhecer-se, é uma forma de autoavaliação. O professor pode utilizar painéis, cartazes, portfólios, álbuns, pastas, totens, etc.
Muito além de um acervo burocrático, ou de uma reunião de portfólios, a documentação pedagógica é um material rico, de aprendizagem contínua que registra o que as crianças estão dizendo, fazendo e produzindo e como o pedagogo se relaciona com elas e com seu trabalho.
Assim, a documentação pedagógica (escuta, registro, reflexão) permite que o docente desempenhe um papel autoral, na qual reflete e critica seus saberes de caráter mais empírico em um saber da ação pedagógica (GAUTHIER et al, 2013). ... Palavras-chave: Documentação Pedagógica. Reflexão. Desenvolvimento Profissional.
A Documentação Pedagógica é a elaboração das informações levantadas com o REGISTRO. Anotações, fotos, filmes, gravações e produções das crianças são reunidas para provocar e instigar o educador: O que é possível enxergar nessas informações?Feb. 21, 2016
Documentação Pedagógica não é só o registro do que observamos no fazer das crianças. ... Quando o educador registra sua prática e transforma os registros em documentos reveladores dos aprendizados das crianças, ele também tem diante de si as aprendizagens do seu saber pedagógico.
Tal estratégia diferentemente do registro de atividades que sempre foi feito nas escolas, a Documentação Pedagógica possibilita a visualização da originalidade dos processos construtivos das crianças, de suas experiências individuais e em grupo, por meio de textos escritos, imagens e objetos.
Mas vale jogar luz sobre algo que depende de você e que é essencial para quem busca evoluir: o registro reflexivo. São textos, imagens e áudios que resgatam as atividades feitas em classe e servem como objeto de investigação e análise crítica sobre o próprio trabalho e o desenvolvimento da garotada.
É hora de avaliar a educação infantil à distância… e não esquecer a documentação pedagógica. Diversas escolas de educação infantil já trabalham à distância há semanas. ... Percebemos que um poderoso instrumento de avaliação e devolutiva está sendo deixado de lado: a documentação pedagógica.
Jogos, brincadeiras e diversas outras atividades podem ser úteis no momento de avaliar o comportamento e o desempenho das crianças, seja dentro ou fora da sala de aula. O segredo para ter sucesso nessa prática está na forma de abordagem, que deve priorizar processos lúdicos e divertidos para o público infantil.
Converse com seus alunos individualmente Como a avaliação infantil à distância é uma novidade para a maioria dos professores, o mais importante é estar aberto a modificar as estratégias de ensino que não estejam funcionando.
Sendo assim, foram destacadas três competências consideradas as mais adequadas para a avaliar a habilidade de escrita dos alunos dos anos iniciais do 1º segmento do Ensino Fundamental: adequação ao tema e ao gênero, coesão e coerências textuais, adequação ao registro escrito.
A avaliação contínua é considerada um método de avaliação onde o aluno é avaliado por inteiro, ou seja, a avaliação não deve acontecer somente ao final de um bimestre através das famosas provas bimestrais. É preciso que o processo de avaliação seja constante.
Fazer uma avaliação final é uma forma de entender o ano que se passou e começar a se preparar para o próximo. ... Na avaliação final, é possível olhar para trás, ver os projetos que foram feitos, conferir se os objetivos foram alcançados, descobrir o que funcionou e o que ainda pode melhorar.
Na avaliação tradicional a classificação do aluno acontece a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando-se a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. Visto que, muitas vezes, avaliar é confundido com medir.
A avaliação processual – também conhecida como avaliação formativa ou contínua – vai além de uma série de perguntas reunidas em uma prova bimestral. ... A avaliação formativa ajuda a identificar se o aluno realmente está conseguindo aprender a partir do processo metodológico praticado e de base para feedbacks.