Temas fortes e urgentes. 'Olhos que Condenam' fala de racismo e opressão policial, temas que infelizmente também são comuns na sociedade brasileira. Além disso, aponta como a Justiça não está isenta de falhas, e como decisões erradas mudam a vida não apenas daqueles considerados culpados, mas de suas famílias.
Em 2002, o verdadeiro culpado, Matias Reyes, confessou o crime e exames de DNA comprovaram o ocorrido. Embora o veredito já seja uma certeza enquanto a série se desenvolve, é difícil não torcer por um final diferente e imaginar que as pessoas se dariam conta dos absurdos que estavam sendo admitidos.
Minissérie da Netflix reconstrói um famoso julgamento em Nova York em que jovens negros foram condenados por um crime que não cometeram.
When They See Us (no Brasil, Olhos que Condenam) é uma minissérie estadunidense do gênero drama, criada por Ava DuVernay e distribuída pela Netflix....
4 episódios
4
Julgados em agosto e dezembro de 1990, os cinco de Central Park são condenados a penas entre os 5 e os 10 anos de detenção num centro juvenil, exceto Korey Wise que, pela natureza violenta dos crimes e por já ter 16 anos foi condenado a uma pena entre 5 e 15 anos de prisão.
Os alunos da Associação de Estudantes Negros de Direito acusaram Elizabeth Lederer, promotora do caso e professora na universidade, de racismo. Após pressionar a faculdade para removê-la do corpo docente, a própria professora renunciou ao seu cargo na última quarta-feira, 12.
Dos cinco, apenas Korey Wise mora em Nova York. Hoje com 46 anos, ele se tornou advogado pela reforma do sistema penitenciário norte-americano. Wise, que passou 12 anos preso, doou 190 mil dólares ao Innocence Project, da Universidade do Colorado.
Meili foi encontrada inconsciente entre os arbustos do Central Park. Tinha perdido 75 por cento do sangue do corpo, tinha inúmeras fraturas cranianas, hipotermia e restos de sémen nas partes íntimas. Desfigurada, só foi reconhecida graças a um anel que usava.
Linda Fairstein, ex-promotora de Justiça de Manhattan, em Nova York, processou a Netflix nesta quarta-feira (18), acusando a plataforma de difamar sua imagem quando a retratou no seriado "Olhos que Condenam". Fairstein também processou a diretora e roteirista da obra, Ava DuVernay e Attica Locke, respectivamente.
Frederick Law Olmsted1822–1903
Reyes já havia sido condenado por uma série de estupros, agressões brutais e um assassinato, todos ocorridos no final dos anos 80 em Nova York. Em 5 de agosto de 1989, Matias Reyes seguiu sua sexta vítima até o apartamento dela e a estuprou. ... Reyes aceitou um acordo judicial e foi condenado a 33 anos.
O Caso corredora do Central Park foi um caso criminal nos Estados Unidos, baseado no assalto e estupro de Trisha Meili, uma mulher branca de 28 anos que estava correndo no parque e foi atacada por outras oito pessoas, na área de North Woods, no reservatório do Central Park de Manhattan, na noite de 19 de abril de 1989.
As cenas remeteram os telespectadores para a Nova York dos anos 80, imersa numa epidemia de crack e assombrada por gangues. Na madrugada de 19 de abril de 1989, uma loira de 28 anos foi achada inconsciente entre arbustos do Central Park. Vestia nada além de um sutiã de ginástica. Perdera 75% do sangue do corpo.
Julgados em agosto e dezembro de 1990, os cinco de Central Park são condenados a penas entre os 5 e os 10 anos de detenção num centro juvenil, exceto Korey Wise que, pela natureza violenta dos crimes e por já ter 16 anos foi condenado a uma pena entre 5 e 15 anos de prisão.
Aos 16 anos, Wise era o mais velho dos chamados "Cinco do Central Park" e o único dos cinco a cumprir toda a sua pena no sistema prisional de adultos. Em seus anos de cárcere ele foi espancado por outros presos, taxado de estuprador e chantageado por policiais. Passou anos tendo alucinações dentro de uma solitária.
4