Ao comprar ovos, muitas pessoas podem ficar em dúvida em relação à cor da gema do ovo. Algumas preferem as gemas mais claras, enquanto outras preferem as mais escuras. No entanto, você sabia que a coloração pode dizer algo sobre a saúde da galinha?
Em geral, pessoas com boas condições de saúde e nenhuma contraindicação médica não encontram restrições ao consumo da gema do ovo. Portanto, não há um limite definido, mas incluir 2 gemas (preferencialmente consumida como ovo inteiro) pode ser o ideal para aproveitar os benefícios do alimento sem causar prejuízos.
Como reconhecer os melhores ovos? A cor da gema pode revelar a sua origem e também é possível saber se os ovos são frescos ou não. Para aqueles que consomem ovos, aqui vão algumas dicas para reconhecer a proveniência dos ovos e se eles são realmente frescos e de galinhas criadas ao ar livre.
Leia também: Dietas vegetariana e vegana: como garantir todas as proteínas necessárias
Indica que a dieta da galinha pode ser a base de cereais pobres em xantofilas, tais como milheto e sorgo. Assim, uma menor quantidade de pigmentos não significa que o ovo com gema amarela não seja saudável e saboroso. Os nutrientes são os mesmos e representam um importante incremento na dieta.
Vale ressaltar que, assim como no caso de gemas duplas, sobre o qual as pessoas também têm esta dúvida, esse esverdeado não é nocivo à saúde, nem altera o valor nutritivo ou o sabor do ovo. Mas, como muitos não gostam desse aspecto, é possível evitar com alguns cuidados.
Não necessariamente, pois a cor da gema tem a ver com a alimentação do animal. As aves caipiras botam ovos de gema mais alaranjada, pois comem alimentos mais pigmentados, como grama, frutas, flores e sementes, já que são criadas soltas.
Os ovos Mantiqueira Brasil têm gemas de cores variadas, que indicam a diversidade da dieta das galinhas e o seu alto valor nutricional. Além disso, contam com embalagens inovadoras, que preservam a qualidade dos ovos e reduzem o impacto ambiental. Por isso, são mais do que ovos: são uma forma de cuidar da saúde, do paladar e do planeta.
Como você pôde perceber, a cor da gema do ovo não diz muito sobre a saúde da galinha, mas sim sobre a sua alimentação, que influencia os pigmentos que vão dar cor à gema. Além disso, essa pigmentação não vai influenciar o valor nutricional ou o sabor do ovo, que são os mesmos independentemente da cor.
A clara é uma fonte proteica magra e de baixas calorias. Além disso, tem um ótimo custo-benefício se comparada aos outros alimentos ricos em proteínas, como carnes e queijos. Por esse motivo, ela é muito usada por quem quer aumentar a ingestão de proteínas na alimentação, como os que desejam ganhar massa muscular.
Mas isso não quer dizer que somente os ovos caipiras podem ter a gema de coloração intensa. As aves que comem rações enriquecidas com ômega-3, selênio e vitamina E, por exemplo, também põem ovos com gemas bem alaranjadas. O melhor é que os nutrientes também passam para a gema, deixando-a mais nutritiva.
O ovo é considerado por muitas pessoas o segundo melhor alimento do mundo, pois sua função primordial é abrigar e promover o desenvolvimento de um organismo, desse modo ele contém quase todos os nutrientes e propriedades essenciais para a vida. E a gema do ovo é fonte de diversos nutrientes.
Em síntese, essa doença ocorre quando o tecido dos ossos não consegue se reconstituir, tornando-se frágil e predisposto a fraturas. Por isso, o consumo das gemas ajuda a repor os nutrientes para manter a saúde do sistema ósseo.
A Colina é um das vitaminas que fazem parte do complexo B, produzida pelo corpo, porém não em quantidade suficiente. Desse modo, a gema do ovo é um excelente alimento para obter esse nutriente. No corpo, ele contribui para atuação dos neurotransmissores (essenciais para as atividades cognitivas), contração muscular e coordenação dos movimentos.
Existem basicamente dois tipos de cores de gema de ovo: amarelo e laranja. No entanto, elas variam entre essas tonalidades, saindo de um amarelo-claro até um tom alaranjado forte, próximo a um vermelho. Mas por que existe essa diferença?
De acordo com a Dra. Hilary Shallo Thesmar, diretora de programas de segurança alimentar para o Nutrition Center Egg (ENC), a cor da gema do ovo seria dada pelos pigmentos presentes no que comem as galinhas, em particular pelo betacaroteno.
A recomendação atual é um consumo diário de até 300 miligramas de colesterol. Embora o colesterol da gema do ovo seja inofensivo, é sempre importante controlar a ingestão de outras fontes desse lipídio, como carnes vermelhas, leite e derivados, principalmente se você apresenta algum problema de saúde nesse sentido. Por isso, nunca deixe de consultar um médico.
É comum que essas pessoas comam grandes quantidades de claras e desprezem as gemas, mas saiba que essa pode não ser uma boa ideia. Uma pesquisa concluiu que comer apenas claras ou ovos inteiros entrega a mesma quantidade de aminoácidos disponíveis para a recuperação e construção dos músculos após o treino.
Em todo caso, de acordo com o Egg Nutrition Center, os ovos advindos de granjas e os advindos de galinhas criadas livres, caipiras, têm uma correspondência nutricional idêntica no que diz respeito à quantidade de gorduras, proteínas e colesterol.
Em todo o caso, é sempre importante contar com ovos de qualidade, produzidos sob as melhores práticas do mercado. Os ovos Mantiqueira Brasil são uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável, saborosa e sustentável. Eles são produzidos por galinhas criadas com bem-estar animal, alimentação balanceada e rastreabilidade garantida.
Essa crença ocorre devido a ela ser a parte do ovo que concentra maior quantidade de lipídios (gorduras), em especial o colesterol — a cada 100g de gema, 1.085mg são dessa gordura, mas trata-se do bom colesterol (HDL).
Quer ler mais sobre outros alimentos? Então, siga acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável!
De forma geral, independentemente dessa coloração, é indicado consumir a gema pois ela concentra proteínas, gorduras (benéficas) e vitaminas. Contudo, as gemas alaranjadas significam uma presença maior de carotenóides (substância responsável pela coloração) e gorduras (ácidos graxos - DHA).
Na dieta de Camila, a bebida auxilia na definição muscular e ainda ajuda na sensação de saciedade. Aliás, esses são alguns dos principais objetivos da receita, além do emagrecimento e do ganho de massa muscular.
Alimentos como milho, pimentão e beterraba são ricos em xantofilas (conjunto de carotenoides). Esses pigmentos carotenoides, quando presentes nos alimentos que a ave irá consumir, propiciam cor à gema. Portanto, o que determina a coloração da gema dos ovos é o tipo de alimento que a ave consome.
A única forma de saber se a galinha era saudável era a partir do tipo de alimentação que teve. Se comeu muito trigo, o ovo surgirá com uma gema amarela clara.
Um exemplo comum é o que acontece com o ovo quando ele é cozido ou frito. No seu aquecimento ocorre a aglutinação e a precipitação da albumina, que é a proteína da clara do ovo, é por isso que ela se torna branca.
Desnaturação é, então, a perda da forma tridimensional de uma proteína, que ocorre por ação de qualquer fator capaz de destruir as estruturas secundária, terciária e/ou quartenária. Para muitas proteínas a desnaturação é reversível.
Ao dobrar e enrolar-se para tomar uma forma tridimensional específica, as proteínas são capazes de realizar a sua função biológica. O processo contrário chama-se desnaturação, em que uma proteína original é forçada a perder a sua configuração funcional, tornando-se uma cadeia amorfa e não funcional de aminoácidos.
A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, perca sua atividade biológica característica.