Os tricomas são estruturas da epiderme vegetal que apresentam diversas funções, como a diminuição da perda de água, proteção contra herbivoria e atração de polinizadores. Os tricomas são apêndices epidérmicos encontrados em várias espécies de plantas.
A principal função de um estômato é controlar a entrada e saída de gases, sendo assim, podemos concluir que estão diretamente relacionados com a realização do processo de fotossíntese. ... Quando os estômatos estão presentes apenas na face inferior da folha, dizemos que ela é hipoestomática.
- Tricomas glandulares: secretam substâncias que atuarão de diferentes formas, como no afastamento de herbívoros. Esses tricomas são formados, normalmente, por um pedúnculo e uma cabeça, que é a porção secretora do tricoma. Podemos encontrar tricomas glandulares em plantas carnívoras, como a Drosera intermedia.
As células buliformes são células epidérmicas de grandes dimensões, em forma de bolha, que ocorrem em grupos na superfície superior das folhas de muitas gramíneas. A perda de pressão de turgescência nestas células faz com que as folhas enrolem ou fechem durante períodos em que existe estresse hídrico.
A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
- Cutícula: camada lipídica contínua, que recobre a epiderme de folhas, frutos e talos jovens. Função: - evita a difusão de água e nutrientes para o ambiente externo - protege a planta contra efeitos adversos e ataque de fitopatógenos.
Explicação: A sua principal função é a proteção. Nos artrópodes é suficientemente forte para servir como exosqueleto, e nos insetos reduz a perda de água. O crescimento dos insetos implica sucessivas mudanças da cutícula, fenómeno que é conhecido por mudas.
Significado de Suberina substantivo feminino Substância orgânica que entra na composição da cortiça.
Suberina=>Substância graxa (lipídio) encontrada nas paredes de algumas células, impedindo a passagem de água e de gases.
É uma substância altamente hidrofóbica, impermeabilizando as células, protegendo assim o tronco. Nas raizes, a suberina é depositada nas paredes radiais e transversais das células da endoderme, resultando uma estrutura denominada camada de Caspari.
A lignina aparece impregnando as paredes celulares de certos tecidos como, por exemplo, as células do xilema e do esclerênquima, conferindo-lhes rigidez e resistência. Os compostos graxos, especialmente cutina, suberina e as ceras, são encontrados, principalmente, nas paredes celulares dos tecidos de revestimento.
A lignina é uma macromolécula tridimensional amorfa encontrada nas plantas terrestres, associada à celulose na parede celular cuja função é de conferir rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos aos tecidos vegetais.