As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Resposta:há nele um jogo simétrico de contraste ,expresso por pares antagônicos com sol/lua, dia/noite, luz/sombra, tristeza/alegria etc, que compõe a figura da antítese. As figuras de linguagens são um das principais características do Barroco. Dentre elas tem destaque, justamente, a antítese, constante nesse poema.
Resposta. Resposta: Trabalho forçado sobre ameaça, rotina intensa sem privilégios em ambientes precários que beiram o desumano.
a) O tema é a exaltação do poeta na descrição de cenas cotidianas da cidade de São Paulo, com o progresso do início do século XX . Exalta o entusiasmo do eu lírico com a cidade em desenvolvimento .
Resposta. Resposta: Retratam o mau momento econômico e suas consequências.
Resposta: a) a exaltação do poeta perante a promessa de progresso que movia a cidade de São Paulo no início do século XX. c) caminhões e carroças. O efeito causado é o de transição da modernização da cidade.
Mário de Andrade é um dos principais nomes do movimento modernista brasileiro. O escritor ajudou a organizar a Semana de Arte Moderna de 1922 e esteve ao lado de grandes personalidades do modernismo, como Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Menotti del Picchia.
Principais Obras
Mário de Andrade (1893-1945) foi um escritor brasileiro. Publicou "Pauliceia Desvairada" o primeiro livro de poemas da primeira fase do Modernismo. Estudou música no Conservatório de São Paulo. Foi crítico de arte em jornais e revistas.
Macunaíma é o livro mais famoso do escritor Mário de Andrade. Esse romance modernista traz uma visão crítica da identidade do povo brasileiro. O personagem Macunaíma, “o herói sem nenhum caráter”, é uma releitura crítica de um símbolo nacional: o índio.
modernismo no Brasil tem como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, no ano de 1922, considerada um divisor de águas na história da cultura brasileira.
Macunaíma
Literatura. Mário de Andrade foi o grande mentor intelectual da Geração de 20, foi também poeta, prosador, pianista, funcionário público e, acima de tudo, um homem compromissado com o desenvolvimento cultural do Brasil.
“Há uma gota de sangue em cada poema” é um compilado de poesia crítica às mortes na Primeira Guerra Mundial. Adentrando vagarosamente no meio literário, em 1921 já integrava a Sociedade de Cultura Artística. ... Durante a realização da Semana de Arte Moderna de 1922, Mário de Andrade receberia uma vibrante notícia.
25 de fevereiro de 1945
São Paulo, São Paulo, Brasil
Principais representantes do modernismo brasileiro A primeira fase tem início nos anos de 1920 com as primeiras manifestações do movimento. Dessa fase, destacam-se Oswald de Andrade e Mário de Andrade. A partir dos anos 30 surgiu uma nova geração de modernistas.
O Modernismo tem início no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu em São Paulo, no centenário da Independência. Influenciados pelos “ismos” europeus — cubismo, futurismo, dadaísmo etc.
(UFRS) É correto afirmar que o movimento modernista brasileiro nos anos 20: 4. ... O trecho pertence ao discurso feito por Menotti dei Picchia durante a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, em 1922, a qual marca a introdução oficial do Modernismo no Brasil. Nesse discurso, o autor sintetiza os objetivos do movimento.
A história oficial da arte brasileira considera a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, como o ponto de partida do Modernismo no Brasil. Porém, nem todos os participantes desse evento eram modernistas: Graça Aranha, um pré-modernista, por exemplo, foi um dos oradores.
O Modernismo é uma escola literária que surgiu no início do século XX, após o pré-modernismo, em um momento conturbado. ... No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência.