Utilizar o nome GNU/Linux é um modo de lembrar às pessoas e informar a outras desses objetivos. É possível escrever bom software livre sem pensar no GNU; muito trabalho bom também foi feito apenas sob o nome Linux.
O termo “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU's Not Unix” (GNU não é Unix) e também o nome do animal que representa o projeto, um grande mamífero de casco do gênero Connochaetes e nativo do continente africano.
Como falei antes, o Linux é o software todo especial que se comunica com o hardware do seu computador e o GNU é o método que todos nós temos para nos comunicar com o Linux, ou seja, com o Linux Kernel.
Linux é o núcleo (kernel): o programa no sistema que aloca os recursos do sistema para outros programas que você utiliza. O núcleo é uma parte essencial de um sistema operacional, mas inútil por si só; ele pode apenas funcionar no contexto de um sistema operacional completo.
Os programadores do projeto acreditavam que um sistema operacional não era apenas um kernel (núcleo), ou seja, apenas um controlador do sistema, além de ser um núcleo, ele também incluía compiladores, editores, formatadores de texto, software de e-mail e muitas outras especificidades. ...
O Linux, da mesma forma que o Windows (Microsoft) e o Mac OS (Apple), é um sistema operacional baseado em Unix criado para desktops, mas que também é usado em servidores, smartphones, tablets e outros tipos de dispositivos, incluindo caixas bancários.
Abaixo, apenas alguns exemplos.
Linux é um Sistema Operacional, assim como o Windows e o Mac OS, que possibilita a execução de programas em um computador e outros dispositivos. Linux pode ser livremente modificado e distribuído. ... É o software presente em todo sistema operacional que dita como o computador deve funcionar.
Ele é um sistema operacional completo que pode ser instalado em computadores PC e Mac. O sistema é um dos Linux mais populares da atualidade. Por padrão, o Ubuntu usa a interface gráfica (ou ambiente) Unity, formada basicamente por uma barra de tarefas que fica no lado esquerdo da tela e um painel na parte superior.
Linux é mais seguro porque todo software livre possui um código sob permanente escrutínio por programadores no mundo inteiro, o que torna possível que vulnerabilidades sejam sanadas na mesma velocidade com que surgem, ao contrário de código proprietário.
Como saber se meu computador está executando a versão do Windows de 32 bits ou de 64 bits?