Não existe norma que impeça que um cheque seja repassado a terceiros, ainda que seja pre-datado. O cheque é título de crédito que pode (e foi feito para) circular. ... Uma vez postos em circulação, os cheques pertencem àqueles que os detêm (os bancos), não havendo que se falar em devolver os mesmos cheques.
47 da Convenção, os sacadores, aceitantes, endossantes ou avalistas de uma letra são todos solidariamente responsáveis para com o portador. No caso do cheque, o art. 21 da Lei nº 7.
Para endossar um cheque nominal, permitindo seu recebimento por terceiros, o beneficiário deverá assinar no verso do cheque. É importante também incluir outros dados, como um número de documento e um contato. Quem endossa um cheque e o repassa a um terceiro continua responsável por sua dívida.
O cheque deve ser endossado, caso não esteja nominal ao titular da conta. Para este caso, o responsável a quem o cheque se destina (caso esteja nominal a terceiros) deve assinar no verso do cheque.
Mas, é possível depositar cheques na conta poupança? Não se preocupe, pois isso é possível sim. A poupança foi criada inicialmente para ser uma conta de depósitos, por isso é possível você depositar dinheiro, cheques e fazer transferência.
Quais informações inserir na hora de preencher o envelope para depósito?
Os valores máximos de cédulas e quantia em dinheiro estará informado no envelope da agência. Caso precise depositar além da quantia estipulada, basta inserir um novo depósito. Ele é feito no caixa eletrônico, com o código de barras virado para cima. Às vezes a quantia precisa ser confirmada na tela.
Recebeu um cheque e não tem tempo de ir ao banco para depositá-lo na conta? Basta baixar um aplicativo, capturar a imagem pelo celular, enviar o arquivo ao banco, e esperar algumas horas até a compensação. Depois, guarde o cheque como recibo ou lembrança da transação.
Depósito de Cheque pelo Celular