As gavinhas são folhas modificadas que lembram pequenas molas (veja figura abaixo). Essas estruturas possuem como principal função fixar a planta, enrolando-se sobre suportes.
Em certas épocas, na superfície inferior das folhas das samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. O surgimento dos soros indica que as samambaias estão em época de reprodução - em cada soro são produzidos inúmeros esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem.
o xaxim é uma planta do grupo das samambaias (Pteridophyta). ... O problema do uso do xaxim é que para utilizar a sua fibra a planta é derrubada e morta. Em função do uso indiscriminado do xaxim sua população foi reduzida entrando nas espécies ameaçadas até ser proibido a sua utilização.
Em razão de sua intensa exploração comercial destinada à jardinagem e floricultura, o xaxim, conhecido como samambaiaçu-imperial (Dicksonia sellowianna), passou a integrar a lista de espécies da flora nacional ameaçadas de extinção.
O uso do Xaxim ocasiona problemas relacionados ao desmatamento ambiental. Sabe-se que o Xaxim que conhecemos pode ser definido como sendo derivado do caule de uma planta nativa da mata atlântica, chamada de samambaiaçu.
Art. 7º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. O Xaxim é o nome vulgar de uma grande samambaia, conhecida também como samambaia-açu, cujo nome científico é Dicksonia sellowiana, e que pode alcançar até 10 metros de altura.
O xaxim de palmeira é um produto totalmente natural feito a partir de fibras orgânicas e livre de qualquer substância química ou tóxica. As fibras naturais chegam a 96% de similaridade as fibras do antigo xaxim de samambaiaçu, que tem venda proibida, devido à ameaça de extinção.
E as plantas que gostam desse tipo de vaso (Seja o da fibra de coco ou de troncos envelhecidos) são as samambaias, as avencas, as orquídeas, as bromélias, enfim.
O solo onde o xaxim ira ficar deve ser rico em húmus e bastante úmido, em lugares sombreados ou à meia-sombra. Os reforços de adubo devem ser feitos mensalmente; o xaxim aprecia adubação foliar. Ele cresce lentamente e prefere climas amenos, sendo tolerante ao frio.
Os vasos de fibra de coco, por enquanto, são a melhor alternativa para substituir o Xaxim. A grande desvantagem é que se deterioram, em média, após 5 anos. Depois desse tempo precisam ser trocados. Para cultivar samambaias, é possível criar um 'vaso' fazendo um buraco em um tronco pobre e colocando terra.
Pois é, o xaxim é o nome vulgar de uma grande samambaia (Samambaia-açu - "açu" em Tupi é "grande"),cujo nome científico é Dicksonia Sellowiana e que pode alcançar 10 metros de altura, como uma palmeira; era abundante na serra do Mar, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul,habitando oslocaisbem úmidos.
Para plantar, é fácil: basta colocar a planta ou muda diretamente no xaxim de coco usando terra, adubo e água para ver a sua planta crescer livre e saudável.